Lourenço Mutarelli, um dos derradeiros malucos-beleza dos quadrinhos brasileiros, estará em Curitiba, neste sábado, a partir das 15 horas, na Itiban Comic Shop, principal ponto de encontro dos quadrinheiros, distribuindo autógrafos e conversa fiada.
Mutarelli, para quem não sabe, é um dos mais notáveis talentos da atual geração de quadrinistas nacionais, responsável por uma autêntica revolução na linguagem das histórias-em-quadrinhos no Brasil. O seu trabalho é marcado por uma criatividade agressiva e inteiramente inusual, mas, nem por isso, menos importante e atraente. Pelo contrário, é exatamente aí que reside a inovação e toda a sua grandiosidade. Dono de uma narrativa essencialmente cinematográfica e traço quase caricatural, ele surpreende, em quadrinhos dos mais puros existencialismo e realismo.
O mais recente lançamento de Lourenço Mutarelli, intitulado Mundo Pet, é uma coletânea de histórias experimentais (e sempre inovadoras), de enredos curtos, produzidas originalmente para o site Cybercomix, datadas de abril de 1998 a outubro de 2000 e ora reunidas em uma edição de luxo pela Devir Livraria Ltda. Com duas novidades: o uso da cor e de um enfoque descontraído e bem-humorado. Para quem sempre foi considerado “o rei do nanquim e das hachuras obsessivo-compulsivas” – como bem o definiu o editor Heinar Maracy -, foi uma experiência desafiadora. E certamente gratificante, enfrentada e vencida por Mutarelli com a galhardia dos grandes artistas.
“Mundo Peg é o título da história que eu menos gosto” – confessa o autor, justificando: “Mas também é o título que melhor representa o conjunto. Como nos antigos LPs, a faixa-título era a menos significativa”.
Além do mais, Lourenço Mutarelli é um excelente sujeito e só isso já justificaria uma visita à Itiban. É ali na Av. Silva Jardim, 232. (Célio Heitor Guimarães)