Com as celebrações de final de ano os espaços de exposição da Secretaria de Estado da Cultura estarão fechados para visitação no dia 01/01/09. Nos demais dias, os museus estarão abertos com a sua programação normal e entrada franca. Uma das boas opções para o final do ano é visitar o circuito da exposição. No Hall da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240 ). Lá acontece a coletiva Prata da Casa com obras de artistas que trabalham na Secretaria de Cultura. Fotografias de Macaxeira, Karin van der Brocke, Tiomkin e obras de Alfi Vivern, Marcos Coga, Jair Mendes, Luiz Lopes, Richard Bischof, Ronald Simon, Soraia Savaris e Viviane Camargo. O Design fica sob responsabilidade de Rita Solieri Brandt e vídeo para José Luiz de Carvalho.

continua após a publicidade

Outra boa pedida é ir na Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915 ) que acontece o 2º Salão Nacional de Cerâmica com obras dos artistas premiados e menções honrosas nas categorias de cerâmica de design, popular e artística. No Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336) está sendo apresentada a Mostra Rosarium da artista plástica Eliane Moreira. Lá também é possível visitar a Retrospectiva dos 28 anos do Salão de Cerâmica ou a Coletiva dos alunos do Atelier de Arte e, ainda a Semana Andersen 2008 – de “Christianssand a Curitiba”.

Ainda na Rua Mateus Leme o passeio artístico pode segui para a Casa João Turin (Rua Mateus Leme, 38) com a coletiva das artistas Aline Giuliane, Juliana Graf e Lindalis Moris na mostra Público e Privado. Exposição de fotos e duas instalações.

Bem no centro está funcionando durante o feriado de fim de ano o Museu de Arte Contemporânea (Rua Emiliano Perneta, 29). Lá acontecem duas exposições a primeira é da ganhadora do Edital Artistas Contemporâneos, promovido pelo MAC, Marina Camargo, que apresenta suas obras na exposição Espaçamento, na Sala Theodoro DeBona. A outra é uma coletiva – Possíveis Conexões – numa parceria inédita com quatro instituições de ensino em Artes Visuais, com obras de 74 artistas.

continua após a publicidade

O tradicional Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 ) apresenta a Exposição do Sistema Penitenciário do Paraná, a mostra A Presença Japonesa no Brasil: Reflexos na Sociedade Paranaense e a mostra A Arte do Simbolismo na Cêramica Indígena da América do Sul. Já o Museu do Expedicionário (Rua Ubaldino do Amaral, s/n°) comemora o aniversário da Casa do Expedicionário com exposição de fotos do acervo e recortes de jornal das datas comemorativas. E a Sala do Artista Popular (Rua Saldanha Marinho, s/nº – anexo à Secretaria de Estado da Cultura) expõe uma coletiva de obras naïf das artistas Neuza Linhares e Ana Maria.

Serviço

continua após a publicidade

Espaços da SEEC

Hall da Secretaria de Estado da Cultura – A mostra Prata da Casa, permanece até 8 de fevereiro. A Secretaria de Estado da Cultura abre para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Rua Ébano Pereira, 240 – Centro. A entrada é gratuita.