Um novo espaço de arte e cultura em Curitiba

Curitiba ganha hoje mais um local para divulgar a arte e a cultura. Instalado em uma casa de 500 m2, o Espaço Cultural Alberto Massuda tem como proposta reunir exposições de obras de arte, lançamentos literários e mostra de cinema e teatro.

No mesmo local também irá funcionar um restaurante com capacidade para 180 pessoas. A abertura da casa contará com a presença do Ministro dos Esportes, Orlando Silva.

O imóvel que abriga o centro cultural foi construído em 1905 e tombada pelo Patrimônio Histórico, por isso, os três pavimentos que foram restaurados, sem perder a identidade original.

No primeiro andar foi instalada uma galeria, que será destinada a exposições de artes plásticas. O térreo concentra parte da área do restaurante e espaço para lançamento de obras literárias. No subsolo fica outra área de restaurante, espaço para música ao vivo e um deck, de cerca de 80 m2, onde haverá a projeção e lançamento de filmes e apresentações teatrais.

O idealizador, Cadri Massuda conta que a idéia da criação do Centro Cultural surgiu como uma forma de homenagear o pai, que faleceu no ano de 2000, e foi importante militante dos movimentos culturais do Paraná.

?Ele deixou um rico acervo com mais de 400 desenhos e mais de 100 quadros?, comenta. Além das obras de Alberto Massuda que ficam em exposição até setembro o espaço quer prestigiar artistas paranaenses. Cadri ressalta que a proposta foi criar um ambiente aconchegante onde se possa passar momentos agradáveis, convivendo com a arte. ?A idéia é que as pessoas visitem as exposições ou participem do lançamento dos livros e filmes, e prolonguem a estadia no restaurante?, falou.

Serviço:

O Espaço Cultural Alberto Massuda fica na Rua Trajano Reis, 443.

História dedicada à arte

Divulgação
As obras de Alberto Massuda, nascido no Egito e naturalizado brasileiro, fazem parte do acervo de diversos museus no mundo.

A arte e a cultura sempre estiveram presentes na vida de Alberto Massuda, que nasceu no Cairo, Egito, em 1925. Depois de estudar Belas Artes na Universidade do Cairo, foi para a Itália fazer curso de Cenografia de Cinema. Com 33 anos veio para o Brasil, e fixou residência em Curitiba, onde seis anos mais tarde se naturalizou brasileiro.

Considerado o precursor do Jovem Surrealismo Paranaense, Alberto Massuda esteve à frente de importantes movimentos artísticos no Estado, como a Associação Paranaense de Artistas Plásticos. Também foi premiado no 16.º Salão Paranaense e São do Desenho; e trabalhou com diversos projetos como O artista plástico e a criança, Arte-13 Curitiba e a Arte e a Crítica.

Foi um dos cinco artistas paranaenses que fundaram o ?Grupo Um?, que tinha como proposta facilitar o acesso aos locais de exposição para jovens artistas. Hoje as obras de Alberto Massuda fazem parte do acervo de diversos museus, como o de Arte do Cairo, Arte Moderna de Alexandria, Arte Contemporânea do Paraná, Arte do Paraná e Arte de Joinville. Bem como, fazem parte de coleções particulares que estão em locais como Roma, Paris, Tel-Aviv, Varsóvia e Buenos Aires. Alberto Massuda faleceu no ano 2000.

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo