Um projeto que visa à formação de plateia junto com o fomento da produção cultural de Curitiba. Este é o Circuito Cultural Sesi/Teatro Guaíra, que está selecionando quatro companhias de teatro, uma de dança, uma de circo e outra de performance.
Os contemplados vão receber um auxílio financeiro, por meio da compra de parte dos ingressos para os espetáculos pelo Sesi, e poderão utilizar gratuitamente a estrutura do Teatro José Maria Santos, que faz parte do Centro Cultural Teatro Guaíra. O edital de chamamento está disponível no site www.teatroguaira.pr.gov.br. As inscrições vão até o dia 15 de abril.
O projeto é destinado a espetáculos não inéditos. “É uma forma de voltarem as peças que já estrearam e que têm qualidade. Muitas vezes essas peças morrem, ficam guardadas.
É muito caro fazer arte. E também estamos dando ferramentas para que o público curitibano prestigie os artistas e os espetáculos da casa”, afirma Anna Zétulo, coordenadora de Cultura do Serviço Social da Índustria do Paraná (Sesi/PR).
As companhias selecionadas terão o espaço do Teatro José Maria Santos sem qualquer custo. “A locação do espaço e do sistema de iluminação são muito caros”, comenta Zétulo. O Sesi/PR vai comprar 40 ingressos de casa sessão. Esse recurso será um “start” para os grupos contemplados.
As companhias de teatro vão receber R$ 8 mil cada um. O grupo de dança, o de circo e o de performance ganham R$ 2 mil cada. As entradas adquiridas serão distribuídas entre os industriários. “Vamos pegá-los nas indústrias, levá-los ao teatro e depois deixá-los novamente nas indústrias. Assim fomentamos a cultura entre os funcionários”, explica Zétulo.
Além disso, o Sesi/PR vai fornecer o material de divulgação dos espetáculos. Serão quatro meses de peças dentro do Circuito Cultural Sesi/Teatro Guaíra, nos meses de junho, agosto, setembro e novembro. No mês de outubro, em cada semana, haverá as apresentações dos grupos de dança, circo e performance.
“A gente garante um mínimo de pagamento. Mas as companhias vão ter que correr atrás também. Para concorrer ao próximo edital, precisam ocupar pelo menos 50% a capacidade do teatro”, esclarece Zétulo.
Além desse circuito, o Sesi/PR está com o projeto Núcleo de Dramaturgia, que pretende auxiliar na formação e atualização de autores teatrais. Serão ofertados três oficinas, três workshops e três palestras até o final do ano.
O primeiro evento do núcleo será no próximo sábado, dia 28, às 15h, com a mesa-redonda “A Atual Situação da Dramaturgia no Brasil”, com mediação de Marici Salomão e participação de Valmir Santos, Chico Pelúcio, Márcio Abreu e Marcos Damaceno.
Entre os dias 30 de março e 2 de abril ainda haverá o workshop Iniciação à Dramaturgia, com Marici Salomão. As oficinas ficarão sob responsabilidade de Roberto Alvin. Mais informações no site www.fiepr.org.br/nucleodedramaturgia.