A fotógrafa Leila Kris abre hoje, às 20h, a exposição individual Da solidão à percepção, no Jokers. Para a ocasião ela selecionou 23 imagens, coloridas e em preto e branco que, como o próprio título adianta, apresenta um ensaio sobre a beleza da solidão e como ela pode aguçar nossa percepção e abrir a mente para observar tudo o que sempre esteve ao alcance e nunca foi notado.

continua após a publicidade

A fotógrafa que mora em São Paulo explica que esta exposição nasceu quase por acaso. “Um dos temas que mais gosto de desenvolver são fotos de paisagens e situações. E depois de analisar alguns trabalhos, percebi quanta carga de solidão existia em meus retratos”, considera.

Para Leila, a fonte de inspiração de suas obras nasce de questões pessoais, familiares. “De certa forma sempre fui uma pessoa muito solitária durante minha infância e adolescência. Hoje consigo achar belo aquilo que, talvez em primeira instância, possa parecer feio ou triste”.

Ela conta que nessa exposição pretende mostrar para o público um pouco dessa inquietação. “Ou seja, quero que as pessoas prestem mais atenção naquilo que não agrada ou que não atrai o olhar. Fragmentos de pessoas, situações, lugares e que esse público se permita achar a beleza na solidão que apura a alma e os olhos e aguça a percepção”.

continua após a publicidade

Para Leila essas imagens mostram que existe beleza em estar sozinho e permitem analisar a solidão dentro da sociedade. “E isso no fim é uma auto-ajuda de valor inestimável, visto que, no mundo de hoje, somos um coletivo solitário”, conclui.

Leila Kris se define como “fotógrafa amadora” já que seu ofício diário é com produção em filmes publicitários. Sua ligação com a fotografia surgiu ainda na faculdade de Comunicação Social (rádio e TV).

continua após a publicidade

“Posso dizer que a faculdade me trouxe a teoria e o universo dos laboratórios e um namorado fotógrafo me trouxe a oportunidade de clicar com uma câmera profissional e ir a campo para isso. Desde então venho estudando, comprando equipamentos aos poucos e pretendo não parar”.

Serviço

Da solidão à percepção, exposição da fotógrafa Leila Kris. A partir de hoje, até 21 de novembro, no Jokers (Rua São Francisco, 164 centro Histórico). De segunda a sábado, das 18h até meia-noite. Entrada franca. Informações (41) 3324-2351.