Duas mostras que estão em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) encerram seu período de exposição neste semana, podendo ser conferidas somente até o próximo domingo, dia 29. São elas: Revisitações Plásticas – Arte Mexicana (foto) e O Muro. A primeira, com curadoria de Rafael Alfonso Perez e Perez, traz uma breve reflexão sobre o transcurso dos diferentes movimentos e períodos artísticos surgidos ao longo das últimas seis décadas por meio das obras de cerca de 30 artistas.
Desta forma, é possível apreciar os distintos movimentos e processos, dos quais se destacam a escola mexicana de pintura, a ruptura e o neomexicanismo ou novo nacionalismo. Já O Muro é uma mostra interativa que apresenta 80 fotografias tiradas por crianças e adolescentes da Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.
A instalação é resultado do projeto Eu Sou, que desde 2003 desenvolve um trabalho de artes plásticas com crianças do local. A proposta para montar a instalação era que elas fotografassem o lugar onde moram para mostrá-lo a pessoas que não o conhecem, seguindo a estética artística à qual foram apresentadas.