O último livro do historiador Eric Hobsbawm, que morreu nesta segunda-feira (01), aos 95 anos, será publicado em 2013, afirma o jornal britânico “Guardian”. O livro, que contém estudos sobre diversos assuntos, foi entregue ao editor por Hobsbawm três meses antes de sua morte.

continua após a publicidade

A editora Little Brown disse que o livro, “Fractured Spring” (primavera fraturada, em tradução livre), sairá em março do ano que vem. A obra trata da cultura e da sociedade no século 20.

“Ele cobre os efeitos da revolução do século 20 na ciência e na tecnologia, e o modo com que a sociedade de consumo em massa gerou uma explosão no potencial das economias ocidentais”, afirmou o editor Richard Beswick.

“Culturalmente, ele explora as mudanças extraordinárias no século 20, do declínio das artes de elite à figura do macho alfa -a figura de caubói nos Estados Unidos em meados do século”, disse Beswick.

continua após a publicidade

Uma das principais referências no estudo da história no século 20, Hobsbawm publicou mais de 30 livros, como “História do Século 20 – De 1914 a 1991”, “Guerra e Paz no século 20” e “A Era dos Extremos”.