Ponta Grossa vai ser sede, mais uma vez, de um dos mais tradicionais festivais de teatro do país. Para isso, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre no dia 7 o 34º Festival Nacional de Teatro (Fenata), que será realizado até o dia 14 em três mostras competitivas e uma alternativa em quatro espaços da cidade.
O festival terá a participação de 20 grupos teatrais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, São Paulo e Paraná. Serão seis espetáculos na categoria adulto, cinco na infantil, quatro na categoria espetáculos de rua, três na mostra alternativa e dois convidados especiais.
Dos 60 grupos inscritos, a comissão de seleção presidida pelo diretor de teatro e produtor cultural Antonio do Valle (São Paulo), classificou 15 peças para as mostras competitivas nas categorias adulto, infantil e de rua, além de mais dois espetáculos para a abertura e encerramento do evento.
As apresentações da mostra principal do Fenata acontecem, pela primeira vez, nas dependências do Cine-Teatro Ópera. No auditório da reitoria do Campus Central da UEPG, onde o festival aconteceu durante 33 anos, a comissão organizadora reservou momentos para a ?Mostra Alternativa?.
Já no Teatro Marista, a programação ganha espaço para as apresentações de peças para a galera infanto-juvenil, com sessões a partir das 14 horas. Os espetáculos de rua, sempre com início às 10 horas, terão apresentações no calçadão da Coronel Cláudio.
A temporada teatral em Ponta Grossa será aberta com a apresentação do espetáculo ?Concessa Tecendo Prosa?. Com texto e interpretação da atriz Cida Mendes (MG), a comédia garante bons momentos de entretenimento sobre o cotidiano de uma dona-de-casa, que leva o público a refletir com humor a respeito da simplicidade da vida, diante de um mundo globalizado.
A realização do festival da UEPG tem parcerias do Colégio Marista Pio XII, SESC ? Ponta Grossa e Secretaria Municipal de Cultura; patrocínios do Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Culura, Caixa Econômica Federal, Supermercados Tozetto, Viação Campos Gerais e Metalgráfica Iguaçu; e apoios daSecretaria de Estado da Cultura, TV Momento (TVM ? Canal 14), Gráfica Planeta e Idéia Três Comunicação Total.