Idealizado por Danielle Bertolini, esse projeto se diferencia dos demais festivais femininos por quebrar uma tradição: Tudo Sobre Mulheres permite que sejam inscritos filmes dirigidos por homens ou mulheres. Há somente uma exigência: valorizar e ilustrar o universo feminino. Serão longas e curtas-metragens, ficcionais ou documentais, dirigidos por homens ou mulheres, que retratam este vastíssimo universo.
O evento busca, enfim, uma discussão conjunta e não unilateral da temática feminina. Vale lembrar que serão premiados os vencedores da categoria melhor vídeo e melhor filme em 35mm. Além de fugir das características dos festivais atuais, Tudo Sobre Mulheres também é inovador ao adotar uma postura descentralizadora, trazendo para o interior do Mato Grosso um evento que geralmente aconteceria no eixo Rio-São Paulo.
Eventos paralelos
O festival contará ainda com a Oficina de Realização Cinematográfica, cujo objetivo é apontar alternativas de trabalho a adolescentes e pessoas em geral. Paralelo à esfera cinematográfica, acontecerá também o Encontro Estadual de Mulheres Mato-Grossenses, cujo tema será Gênero, Liderança e Geração de Renda.
Como não é possível ignorar a beleza da Chapada dos Guimarães, foi firmada uma parceria entre o festival e a FreeWay Adventures, que elaborou pacotes turísticos para que o público possa conhecer diversos lugares como o Mirante do Centro Geodésico, a Caverna Aroe Jarí, as diversas e belíssimas cachoeiras, entre outros, além de prestigiar o festival.