De casa nova, um dos maiores eventos culturais do mundo reedita e amplia algumas de suas atividades e eventos paralelos. Escritores de destaque no cenário nacional e internacional já começam a confirmar presença.
Consolidada como o terceiro maior evento editorial do mundo, a 19.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, acontecerá entre os dias 9 e 19 de março de 2006, com promoção da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e realização da Francal Feiras. Uma das principais novidades desta edição é que, pela primeira vez, o evento acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o maior e mais tradicional complexo de feiras de negócios da América Latina. O contrato com a São Paulo Turismo – empresa responsável pela administração do Anhembi – irá até 2010, com possibilidade de renovação.
Serão 320 expositores distribuídos em 57 mil metros quadrados. A localização próxima ao metrô, ao Terminal Rodoviário e às principais rodovias de acesso à cidade, aliada ao amplo estacionamento com capacidade rotativa para 13 mil veículos por dia, vão contribuir para atrair um público estimado em 800 mil pessoas.
Entre as diversas atrações e eventos paralelos confirmados, estão os seguintes:
Salão de Idéias
Um dos maiores sucessos em todas as edições, o espaço reúne os escritores com seu público. Autores consagrados e iniciantes, personalidades do jornalismo, das artes e da crítica literária revezam-se para falar sobre sua obra, sua vida, suas idéias. O público acompanha, questiona e participa ativamente. Para esta edição, estão confirmados, até o momento, Leonardo Boff, Pasquale Cipro Neto, Mário Sérgio Cortella, Vicente Adorno, Sérgio Moya, Nélida Piñon, Lya Luft, Danuza Leão, Roberto Muylaert, Içami Tiba e Augusto Cury, o autor brasileiro que mais vendeu em 2005 com os títulos Pais brilhantes, professores fascinantes, Nunca desista de seus sonhos e Você é insubstituível.
Entre os nomes internacionais estão o norte-americano Sidney Pike, ex-presidente da CNN International; o canadense Lou Marinoff, consultor filosófico; o francês Patrick Charadeau, diretor do Centro de Análise do Discurso da Universidade Paris 8; a jornalista Rosa Monteiro, do El País, uma das escritoras espanholas mais lidas da atualidade; e Gary Shteyngart, russo radicado nos Estados Unidos, onde é considerado um dos cinco melhores autores da nova geração do mercado americano, Mark Baker e James Hunter, best-sellers no segmento auto-ajuda com as obras Jesus, o maior psicólogo que já existiu e O monge e o executivo, respectivamente; e Lawrence Block, mestre da narrativa policial.
Estão previstas quatro sessões diárias, todas gratuitas, com capacidade para 350 pessoas cada.
Espaço Literário Visa: Um grande espaço para o debate cultural com os protagonistas da cena cultural de São Paulo, o Espaço Literário Visa irá permitir a participação de um número maior de pessoas. A programação será dividida em duas vertentes: uma focada nos moldes tradicionais, com personalidades ligadas à vida cultural da cidade conversando com o público, e outra com especialistas em literatura discorrendo sobre obras que são referência obrigatória na literatura universal. Serão duas sessões por dia, alternadas entre os dois temas, com entrada gratuita. Este ano, o espaço conta com o patrocínio da Visa. No total, serão 20 sessões com capacidade para 200 pessoas cada.
Atividades infantis: Com uma área exclusiva e uma programação especialmente criada para a criança, esta é outra grande atração da Bienal do Livro de São Paulo. São várias atividades lúdicas e culturais que incentivam a prática da leitura de uma forma divertida e interativa. Nesta edição, as atividades infantis serão comandadas pela Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, em um gibi gigante, onde as crianças poderão brincar e conhecer de perto o processo de criação de uma história em quadrinhos.
Serviço: Data: de 9 a 19 de março de 2006 – das 10h às 22h – no Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo SP.
Promoção: CBL – Câmara Brasileira do Livro.
Organização e realização: Francal Feiras.
Patrocínio: Petrobras, Siciliano.com, Votorantim Celulose e Papel e IBEP-Gráfica.
www.bienaldolivrosp.com.br