Curitiba vai ganhar ares do delta do Mississipi este final de semana. Hoje e amanhã o Callas Dance & Hall abre suas portas para a terceira edição do Natu Blues Festival, com alguns dos grandes nomes da cena bluesy. Estarão no palco apenas duas atrações internacionais: Kenny Neal, um aplicado discípulo de Buddy Guy nascido na Louisiana, e o nova-iorquino John Hammond, considerado o mestre do blues acústico.
John Hammond substitui outro norte-americano, James Blood Ulmer, que cancelou todas suas apresentações no exterior em virtude da guerra no Iraque. Segundo o seu agente, o músico desistiu de viajar de avião para lugares distantes, por medo de ataques terroristas.
A redução na quantidade de convidados internacionais se explica: “Com a enorme variação no valor do dólar americano, optamos por trazer poucos nomes de fora e mais bandas nacionais, de forma a tornar o custo do festival viável”, admite Gustavo Zerbini, gerente de produtos da Pernod Ricard Brasil, detentora da marca Natu Nobilis no Brasil.
Na “seleção brasileira” – além da banda oficial, a Natu Nobilis Blues Band, que vem com a participação especial de Renato Borghetti – estão os cariocas do Baseado em Blues, o gaitista paulistano Robson Fernandes e seu quarteto, e o guitarrista gaúcho Andy Rodrigues. O representante curitibano desta edição é a superbanda Jungle Jam, capitaneada pelo contrabaixista iugoslavo Kosta Matevski, com o auxílio de Endrigo Bettega (bateria), Paulo Sabbag (piano) e Lúcio Gomes (guitarra) – a primeira a se apresentar amanhã.
“Para nós vai ser uma oportunidade muito especial, até porque a banda está num ótimo momento. Além disso, dividir o palco com grandes artistas do Brasil e de fora, e participar da gravação de um CD e um DVD pode abrir muitas portas”, comemora o parnanguara Endrigo Bettega, considerado por Nuno Mindelis “o melhor baterista do blues do Brasil”. E o que o público curitibano pode esperar da “prata da casa” no festival? “Um blues puro, forte, com pitadas de modernidade. Buscamos expandir o estilo sem fugir das suas raízes, mas posso adiantar que o Paraná estará muito bem representado”.
***
Hoje: Robson Fernandes Quarteto, Renato Borghetti & Natu Nobilis Blues Band e John Hammond. Amanhã: Jungle Jam, Baseado em Blues e Kenny Neal & The Neal Brothers Blues Band. No Callas Dance & Hall (Rua Piquiri, 175), às 21h, com ingressos a 15 reais.