Berlim – Nove filmes juntaram-se aos oito já anunciados para participar do concurso do 58º Festival de Cinema de Berlim, que acontece entre 7 e 17 de fevereiro. Entre as produções que já haviam sido divulgadas em 10 de dezembro passado está "Tropa de Elite", do diretor José Padilha.
Alguns dos anunciados hoje são o italiano "Caos Calmo", de Antonello Grimaldi e com Nanni Moretti, e o norte-americano "Elegy", da espanhola Isabel Coixet, com Penélope Cruz e Bem Kingsley.
Os outros filmes anunciados pelo departamento de imprensa do festival são "Feuerherz", do italiano Luigi Falconi, autor do aclamado "La história del camello llorón", "Julia", do francês Erick Zonca, com Tilda Swington, e "Lady Jane", do francês Robert Guédiguian.
Há também "Happy-Go-Lucky", do inglês Mike Leigh, "Restless Israel", do israelense Amos Kollek, "El gorrión" de Johnnie To (Hong Kong – China) e "Kabei", do japonês Yoji Yamada.
Entre os oito títulos que já haviam sito divulgados em 10 de dezembro estão "Lake Tahoe", segundo filme do mexicano Fernado Eimbcke, "Tropa de Elite", do brasileiro José Padilha, e "Kirschblüten – Hanami", da alemã Doris Dörrie.
São seguidos pelo norte-americano "There Will Be Blood", de Paul Thomas Anderson, com Daniel Day Lewis – sobre o romance de Upton Sinclair "Petróleo", o documentário "S.O.P. (Standart Operating Proced)", de Errol Morris, "Zuo Yo", do chinês Wang Xiaoshuai, "Gardens of the Night", do inglês Damien Harris e com John Malkovich, e o fora de concurso "Katyn", do veterano e premiado diretor polonês Andrzej Wajda, sobre os massacres de oficiais poloneses na 2º Guerra Mundial ordenado por Josef Stalin.
A lista completa dos filmes que participam do concurso e das demais seções da 58º Berlinale será divulgada nos próximos dias.