Os vencedores do Grande Prêmio Vivo 2007, da Academia Brasileira de Cinema, foram anunciados na terça-feira (15) à noite, no Rio de Janeiro, na cerimônia de entrega do Troféu Grande Otelo. O público votou por telefone para escolher o melhor filme. O vencedor do voto popular foi o filme Tropa de Elite. Nas outras categorias, a decisão é do júri da Academia.
O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, foi eleito melhor longa-metragem de ficção. O prêmio de melhor documentário foi para Santiago, de João Moreira Salles. José Padilha recebeu o prêmio de melhor direção por Tropa de Elite. Wagner Moura, de Tropa de Elite, e Hermila Guedes, de O Céu de Suely, receberam os prêmios de melhor ator e atriz. O homenageado da noite foi o comediante Renato Aragão e o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB) levou o Prêmio Preservação.
Mais de 100 filmes participaram da seleção, entre obras de ficção, documentários e filmes de animação. Os premiados da noite receberam o Troféu Grande Otelo, criado especialmente para a Academia pelo arquiteto e designer João Uchoa.