Troféu Gralha Azul premia 11 dos 26 espetáculos indicados

Na tradicional reunião da classe teatral, que acontece todos os anos no Guairinha, em Curitiba, era evidente o clima de expectativa sobre para quem iriam as estatuetas das 18 categorias contempladas. Na festa, realizada na noite de terça-feira (11), comandada pela atriz Raquel Rizzo e pelo ator Zeca Cenóvicz, artistas, técnicos e produtores, além de aficionados da arte teatral, disputaram os 500 lugares do Auditório Salvador de Ferrante.

?Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem? foi o grande vencedor do Troféu Gralha Azul.
?Aconteceu…? levou três dos principais prêmios: Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Atriz. Levou também o prêmio técnico de Melhor Adereço. ?Pessoalmente Fernando? foi agraciado com três prêmios, entre eles o de melhor ator. ?O Burguês Fidalgo? ganhou nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Figurino.

O Prêmio

Criado em 1974 pelos artistas Yara Sarmento, Waldir Manfredini e pelos saudosos Edson e Delcy D?Ávila, o prêmio é concedido anualmente aos destaques do teatro paranaense. Desde 1983 a premiação é realizada pelo Centro Cultural Teatro Guaíra em co-promoção com os sindicatos dos Artistas e dos Produtores Teatrais. Os agraciados recebem uma estatueta em metal concebida pelo artista plástico Ivens Fontoura e uma quantia em dinheiro que varia de acordo com a categoria.

A comissão julgadora desta edição foi formada por Regina Vogue, Margie Rauen, Bia Reiner, Jane D?avila e Hermes Patzsch. Celia Regina Polydoro é a responsável pela Secretaria Executiva e Yara Sarmento, uma das criadoras do prêmio, faz a assessoria do evento.

Os indicados e premiados

Nesta 28ª edição, na qual concorreram 59 espetáculos, foram indicados para a receber o troféu 26 dos inscritos nas 18 categorias. ?Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem?, produção do Ateliê de Criação Teatral ? ACT, foi escolhido pelo júri como o Melhor Espetáculo, recebendo além do Troféu Gralha Azul, o Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia.

?O Olho D?Água?, dirigido por Fátima Ortiz, produção do Grupo Pé no Palco Atividades Artísticas, foi o único indicado na categoria Espetáculo Para Crianças e levou o troféu. ?Uma Estória da Nossa História?, produção de Neiva Camargo Iovanovitch Promoções Artísticas foi o Melhor Espetáculo Itinerante. Roberto Innocente, venceu na categoria de Melhor Diretor pelo espetáculo ?Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem? e levou também o prêmio de Melhor Adereço pelo mesmo espetáculo. ?Aconteceu no Brasil…? deu ainda a Martina Gallarza o prêmio de Melhor Atriz.

Rafael Camargo, por sua interpretação em ?Pessoalmente Fernando?, foi o vencedor na categoria Melhor Ator. O espetáculo baseado na vida de Fernando Pessoa foi premiado também na categoria Revelação, com o diretor Áldice Lopes. ?Pessoalmente Fernando? proporcionou também ao experiente Cesarti o prêmio de Melhor Sonoplastia.

Fernanda Magnani levou o Gralha de Melhor Atriz Coadjuvante e Luiz Bertazzo, o de Melhor Ator Coadjuvante, ambos pelo espetáculo ?O Burguês Fidalgo?. O espetáculo venceu também na categoria Melhor Figurino, com Marcelo Salles. Marcelo Munhoz levou o troféu de Texto Original ou Adapatado, por seu trabalho em ?Caninos Brancos?. Edith Camargo e Marcelo Torrone foram os vencedores da categoria Melhor Composição Musical. O prêmio de Melhor Iluminação foi para Waldo Leon por ?O Sonho de Um Homem Ridículo?. O júri considerou Melhor Cenário o de Márcio Innocenti, no espetáculo ?Eu, Joana?.

Cristóvão Alencar ficou com o Gralha Azul de Melhor Maquiagem por ?Butterfly?. Salete Ukachinski e André Meirelles venceram a categoria Melhor Coreografia por seu trabalho em ?Tanguapo?. Além das premiações votadas pelo júri, foram premiados o cenotécnico Sérgio Richter, como Técnico do Ano, e o produtor Isidoro Diniz, com Prêmio Especial por sua revelante contribuição em defesa dos interesses da classe teatral do Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo