O talento e a versatilidade do trio de cordas Kaiser Bock Miller poderão ser apreciados nesta sexta-feira (10), às 19h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON). Com entrada gratuita, o repertório do trio – formado por dois violoncelos e uma soprano – inclui árias de óperas conhecidas, como Carmem, jazz, chorinhos, músicas de Chico Buarque e algumas canções de Natal, como Noite Feliz e Whrite Christmas.
A apresentação faz parte do projeto "Música no Museu", o qual prevê apresentações mensais. Ao integrar o projeto, a direção do MON pretende incentivar a música como elo entre as artes plásticas e a música de boa qualidade. O projeto, iniciado em 1997, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), é a versão brasileira de programa semelhante que acontece nos principais museus do mundo, como o Metropolitan, o Moma (Nova York), Louvre (Paris) e o Prado (Madri), entre outros.
No Brasil, os concertos já são realizados em 25 museus, incluindo o MON. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Manaus, Natal, São Luís, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba estão entre as cidades integrantes do projeto. Neste ano, o programa foi dividido em temporadas vinculadas às estações do ano. Desta forma, foram realizados os concertos de Verão (janeiro e fevereiro), de Outono (abril e junho), de Inverno (julho e agosto) e da Primavera (setembro e novembro), reservando para dezembro Os Grandes Concertos de Natal.
O projeto, segundo o diretor Sérgio da Costa e Silva, é atualmente a única série musical sem similar no Brasil porque todos os concertos são oferecidos com entrada franca. De acordo com ele, o projeto Música no Museu apresenta programas sem distinção de procedência, escola ou época. Os concertos podem ir da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, desde Bach, Beethoven, Mozart, Debussy, a Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga, Astor Piazzolla e Gershwin, entre outros.