A Universal aproveita o lançamento de O segredo de Beethoven para colocar nas lojas a trilha do filme – na verdade, uma seleção de obras de Beethoven pinçadas dos arquivos Decca. São todas gravações importantes. E o disco sai em edição nacional – ou seja, mais barato.

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São Paulo (AE) – Qual a pegadinha? As obras não aparecem inteiras. E os textos do libreto ficam no original em inglês. Mas no final das contas o CD é um bom começo para aqueles que a partir do filme resolvam conhecer a obra do compositor – ao menos, é o que sempre se gosta de imaginar em casos assim.

A Fuga Op. 133 e o Andante con moto, quasi allegretto do Quarteto n.º 9 (Razumovsky) ganham boa interpretação do Quarteto Takács. A obra para piano está representada por três pequenas jóias: o Finale da Sonata n.º 5 e a Arietta da Sonata n.º 32, com interpretação de Vladimir Ashkenazy, e o Adagio ma non troppo da 29.ª das Variações Diabelli por Stephen Kovacevich.

Fica faltando a Nona Sinfonia, que permeia todo o filme de Agnieszka Holland. É uma das obras mais gravadas do repertório – e, portanto, vai ser sempre difícil chegar a um consenso. Mas a escolha é honrada: a gravação de Bernard Haitink em Amsterdã nos anos 80s, com Peter Schreier, Lucia Popp, Carolyn Watkinson e Robert Holl.

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