O superintendente do 1.º Distrito Policial de Curitiba, Adolfo Rosevics Filho, lança hoje o seu terceiro livro, intitulado Tribuna do povo. A obra traz uma série de artigos e crônicas publicados de 2000 a 2006 na Tribuna do Paraná, no Estado do Paraná e em outros jornais paranaenses.

continua após a publicidade

O lançamento será no Queen’s Snooker Bar, onde também haverá uma apresentação de chorinho com o músico Julião Boêmio. Adolfo conta que o livro é uma homenagem aos amigos que o acompanharam nos anos de publicação na Tribuna e no Estado do Paraná, como por exemplo Mussa José de Assis (que foi diretor de redação de O Estado durante anos) e Rafael Tavares, diretor de redação da Tribuna atualmente.

Os textos falam de diversos assuntos, desde política e economia, até temas sociais do dia a dia. Sempre com a audácia e o bom humor de Adolfo. “É uma homenagem ao jornalismo, à mídia em geral. São textos que, mesmo tendo sido escritos há dez anos, ainda são muito atuais hoje, como as críticas que fiz às urnas eletrônicas ou aos políticos”, comentou.

Para Adolfo, não há como pensar em não escrever. Ele diz que é importante que todas as pessoas tenham acesso aos pensamentos dos escritores e possam refletir, e até mudar atitudes com ele.

continua após a publicidade

“A palavra tem um significado muito forte. Uma palavra, em determinado contexto, tem o poder de abrir horizontes, pode fazer nascer uma boa ideia no leitor”, analisa.

Ou seja, escrever é uma enorme responsabilidade. “Quem escreve tem a obrigação de fazer a sociedade evoluir. O escritor pode não ser compreendido em um primeiro momento, mas as ideias vão amadurecendo e, quem sabe, o leitor poderá até mesmo defendê-las mais tarde. Para nós escritores, não vale apenas o livro que escrevemos, o importante é que as ideias fiquem, mesmo depois de nossa morte. O livro é como um filho”, afirmou.

continua após a publicidade

Adolfo é formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), policial civil há 30 anos e superintendente do 1.º Distrito Policial de Curitiba há quatro. Adolfo é membro da Academia Municipal de Cultura de Curitiba. Participou do livro Contos Curitibanos e escreveu o romance Andarilho do Erro.

Serviço

Lançamento do livro Tribuna do povo. Hoje, a partir das 20h, no Queen’s Snooker Bar (Rua André de Barros, 638, centro, Curitiba).