A Galeria Ybakatu Espaço de Arte abre no dia 15 de setembro a exposição individual Transportes da artista Leila Pugnaloni. No mesmo dia será apresentada performace de Rocio Infante e Mario da Silva. Leila Pugnaloni apresentará na Galeria Ybakatu os Jardins transportáveis e suas pesquisas recentes com pintura.
Os Jardins transportáveis, como o próprio nome sugere, são estruturas móveis onde a artista organiza pequenos jardins com outros elementos como desenhos, impressos e objetos.
As pinturas serão mostradas numa situação específica, em que artista projetou uma estrutura de iluminação que alterna luz quente e luz negra. As pinturas foram realizadas em acrílico sobre tela em grandes dimensões e carregam elementos de desenho como o uso do branco e da linha.
A montagem com iluminação diferenciada para as pinturas é um laboratório e demonstra o aspecto experimental da mostra; a exposição foi pensada por Leila como extensão de seu estúdio.
Leila Pugnaloni nasceu no Rio de Janeiro (1956) e vive em Curitiba desde os anos 70s. A artista desenvolveu sua produção através da pintura e do desenho. Através da pesquisa com cores fluorescentes, o trabalho de pintura vem se aproximando a objetos. Já nos desenhos há um registro quase que diário da artista, onde são mostradas suas observações da natureza e pensamentos íntimos.
Rocio Infante e Mário da Silva apresentam a instalação performática Corpo Sonoro (Corpo Híbrido) a partir da composição DNA da dança de Mário.
A performace é executada ao vivo pela bailarina e coreógrafa Rocio, com violão de Mário da Silva; a idéia é trabalhar o corpo híbrido onde a imagem criada pelos movimentos vai sendo modificada também pelo foco do espectador que estará imerso num ambiente sem luz.
Serviço:
Exposição individual Transportes da artista Leila Pugnaloni. Abertura: 15 de setembro, sexta, das 19 às 22h. Local: Ybakatu Espaço de Arte. Rua Itupava, 414, Curitiba. Telefone: 55 41 3264-4752.