O professor e tradutor Paulo Bezerra, 72, ganhou a Medalha Púchkin, a maior condecoração do governo russo na área de cultura, por divulgar a literatura do país no exterior. A premiação foi divulgada na manhã de hoje.
Bezerra é um dos principais tradutores da literatura russa no Brasil. Já verteu para o português 44 livros, entre crítica literária, ensaios e ficção. Traduziu, diretamente do russo, clássicos como “Crime e Castigo” e “Os Irmãos Karamázov”, de Dostoiévski.
“É uma grande honra receber essa prêmio, é um reconhecimento de toda a minha carreira. No Brasil, apenas o Boris Schnaiderman já havia ganhado a medalha antes”, disse Bezerra.
O tradutor não estará presente na cerimônia de entrega medalha em Moscou, no dia 4 de novembro. Ele enfrenta problemas de pressão arterial e foi aconselhado por seu cardiologista a não viajar.
Paulo Bezerra estudou língua e literatura russa na Universidade Lomonóssov, em Moscou. Foi professor de teoria da literatura na UERJ e de língua e literatura russa na USP.