Trabalho social no Jornalismo da PUC

Todos os dias aparecem nos jornais histórias de infrações e crimes em que os protagonistas são adolescentes. Os leitores são informados através do olhar que os jornalistas lançam sobre estes casos. No entanto, um grupo de estudantes de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) inverteu este papel. Passaram dois meses dentro de um centro socioeducativo e permitiram que os próprios adolescentes fizessem uma leitura do seu mundo, através do cinema e da fotografia.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Élida Oliveira, Rafael Bonfim e Luiz Ronaldo Vaca. Élida conta que o objetivo era levar o jornalismo para locais onde não estivesse presente, como presídios e hospitais psiquiátricos. Eles optaram pelo Centro de Socioeducação da Fazenda Rio Grande que já tem como uma das rotinas de trabalho a realização de oficinas.

Entre 31 de janeiro e 31 de março os jovens promoveram atividades de cinema e fotografia para seis adolescentes. Durante as aulas, trabalharam técnicas de entrevista, enquadramento, entre outros.

Depois, os jovens ganharam o microfone e eles mesmos entrevistaram os colegas. Élida conta que a intenção era que os internos falassem sobre a adolescência, mas o assunto violência foi o tema central. ?É como é a adolescência na periferia?, comenta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo