Os holandeses do Dicemen: atração internacional.

Uma horda de topetudos, versão punk-futurista dos rockabillies dos anos 50, com suas jaquetas de couro, piercings e tatuagens, promete invadir o Cine Música Bar hoje e amanhã à noite. É a nona edição do Psychobilly Fest, que este ano tem como convidada especial a banda holandesa Dicemen, pela primeira vez no Brasil. Na seleção brasileira figuram as paranaenses Frenetic Trio, Kráppulas, Ovos Presley e Os Catalépticos, e mais Elektrobillys (SP), Hot Rod Combo (MG) e A Grande Trepada (RJ). O evento tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

A exemplo do Psycho Carnival, ocorrido no início do ano, o festival resolveu abrir a programação também para bandas de surf music e rockabilly – desde que façam um som vibrante e pesado. Depois dos espetáculos um DJ continua animando o público. Uma pequena feira com estandes vendendo roupas, discos e acessórios para a tribo Psychobilly também vai funcionar no local.

Atrações

Direto da Holanda para Curitiba, o Dicemen, que conta com o baixista do Cenobites, Peter Vogeli, põe num liqüidificador uma mistura de psychobilly nervoso com ritmos do puro Hillbilly do oeste americano. A banda acaba de lançar um compacto pelo selo Crazy Love Records, e tem uma música na coletânea da Funeral Music, Dance with a Chainsaw.

Recém-chegados de mais uma bem sucedida turnê européia, onde passaram por cinco países, Os Catalépticos prometem tocar velhos clássicos, mais as quatro musicas novas que estão saindo em um picture disc pelo selo americano Loveless Beat Records.

Os Ovos Presley, por sua vez, são figuras constantes no Psychobilly Fest. Uma das bandas mais divertidas que se tem notícia. Humor do negro e pornográfico regado ao ritmo do clássico psychobilly. A banda que acaba de gravar o seu primeiro CD, que deve sair até o final deste ano pela dobradinha Funeral Music/Barulho Records, promete novidades e surpresas neste show.

Depois de comemorar seus 10 anos de estrada num show memorável no porão do 92 Degrees, os Kráppulas apresentam seu psychobilly com influências que vão de Motörhead a Batimobille.

A Grande Trepada, a atração carioca do festival, é uma das bandas mais antigas do estilo no Brasil. Os cariocas vêm com seu psychobilly tradicional, mas cheio de ginga, e traz na bagagem clássicos como Surf Drácula e Freud, lançados na primeira coletânea brasileira do gênero.

Para completar, a festa tem ainda os mineiros do Hot Rod Combo, com o seu rockabilly clássico, capaz de levar às lágrimas os fãs de Elvis. Grande revelação do último Psycho Carnival, o Frenetic Trio vem de Londrina para apimentar o festival. E, de São Paulo, a grande estréia do evento: Elektrobillys, que conta com ex-integrantes das bandas Okotô, Skamundongos e New City Rockers.

***

Hoje, a partir das 22h, com Elektrobillys (SP), Hot Rod Combo (MG), A Grande Trepada (RJ) e Os Catalépticos (PR); amanhã, a partir das 19h, com Frenetic Trio, Kráppulas e Ovos Presley (PR) e Dicemen (Holanda). O Cine fica na Av. João Gualberto, 81. Ingressos entre 8 e 15 reais. Informações: (41) 3024-8081.

continua após a publicidade

continua após a publicidade