Em um mundo fantástico onde a mentira e a traição despertam entre anões e elfos um ódio prestes a levar os dois povos à guerra, um grupo de seis heróis traça caminhos paralelos que os levarão à batalha. O texto acima não faz parte do livro Senhor dos anéis (J.R. Tolkien), mas da obra do curitibano Thiago Marés Tizzot, que lança O segredo da guerra na próxima sexta-feira, dia 10. Sob forte influência da mitologia que o autor inglês criou no início do século passado, o livro tem características conhecidas dos fãs da fantasia como alguns aspectos da Terra Média e RPG.
Segundo Tizzot, a história do livro é contada por sete narradores, cada um abordando os acontecimentos conforme sua própria visão. Formada por 22 capítulos, cada um revelando uma informação preciosa do quebra-cabeça, cada personagem transmite uma mensagem que só ele possui. De acordo com o autor, tudo começa com uma tentativa de roubo frustrada a uma biblioteca. No ano de 1707, Breasal (mundo fantástico) respira fundo antes da grande batalha que acontecerá no sul. Anões e elfos estão frente a frente nos Campos Férteis, esperando por um sutil sinal que dirá o momento exato para o embate começar.
Originalmente a história consistia em apenas um conto, mas a curiosidade levou o autor a dar continuidade ao trabalho. A concepção do livro leva em conta que leitor entre no universo para vivenciar a história. A obra foi elaborada por meio de um trabalho cuidadoso para que Breasal existisse não apenas para esta história, mas para que O segredo da guerra estivesse inserido em seu contexto histórico. Um detalhe interessante é que o livro leva a assinatura de Estus Daheri, um dos basiliscos, e os textos adicionais são todos assinados por personagens de Breasal.
Serviço: Lançamento do livro O segredo da guerra (Editora Arte & Letra) de Thiago Marés Tizzot, na Livraria Fnac (Parkshop Barigüi), sexta-feira, dia 10 de junho, às 19h. Junto ao lançamento haverá uma exposição com as ilustrações do livro.(DST)