A partir desta sexta-feira (28) o público poderá conhecer de perto um pouquinho da história de glamour e tragédia daquele que já foi considerado o maior navio do mundo. “Titanic: a exposição” traz 243 objetos reais recuperados após o naufrágio, além de curiosidades sobre o processo de construção e da vida dos tripulantes. A mostra já foi vista por mais de 22 milhões de pessoas em todo o mundo e agora está no Parkcultural do Shopping Barigui, em Curitiba.
Na chegada o visitante já começa a sentir o clima da viagem, que aconteceu em 1912, ao receber uma réplica do cartão de embarque com todos os dados de um passageiro real. A mostra segue uma ordem cronológica, contando desde os primeiros detalhes do projeto realizado em 1907 até um memorial com o nome de todos que estavam a bordo, classificados como “sobreviventes” e “perdidos”. Nesse momento, o público pode conferir qual foi o destino da pessoa citada no bilhete da embarcação que ele recebeu no início da exposição.
Além de todos os objetos, muitos deles intactos e perfeitos, o visitante pode perceber a diferença de clima entre uma classe e outra do navio pela trilha sonora e recriações cenográficas da 1ª e 3ª classe. Frases nas paredes trazem as expectativas de quem esperava para viajar no Titanic e dos sobreviventes da tragédia.
O navio afundou em 15 de abril de 1912 e os destroços foram encontrados 73 anos mais tarde, em 1985. Em uma das oito galerias montadas para a mostra, o público tem a oportunidade de ver as fotos do momento em que determinados objetos em exposição foram encontrados no fundo do mar. Os visitantes também poderão conferir a réplica de um iceberg de 3,5 metros com gelo de verdade e que pode ser tocado, assim como um pequeno pedaço do casco do navio, a única peça real da exposição que o público pode passar a mão.
A mostra ficará aberta ao público de segunda a sexta, das 11h às 21h (acesso à exposição até as 20h) e no sábado, domingo e feriados, das 10h às 22h (acesso à exposição até as 21h). Os ingressos custam R$ 30 (inteira). Crianças de 0 a 2 anos não pagam. O ParkCultural é anexo ao shopping Barigui na Rua Profº Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê.
Veja a galeria de fotos da exposição.