Maurício Ribeiro não teve dúvidas quanto a contar uma mentirinha para conseguir um papel em Prova de Amor. Ao ser perguntado pela produção de elenco da novela se sabia surfar, o ator não hesitou: "Claro que sei!", afirmou na ocasião. O problema é que, como mineiro de Juiz de Fora, ele nunca havia subido em uma prancha. Da entrevista, em que acabou ganhando o papel do Jonas na trama da Record, até o início das gravações, foram três meses intensos de aulas em uma escolinha de surfe. Tudo para garantir o papel – e também para não passar por mentiroso. "Tive de aprender. Fiquei três meses acordando às sete da manhã e caindo na água gelada", diverte-se.
O blefe acabou valendo a pena. Tanto para o ator quanto para a produção da novela. Mesmo com um papel secundário na trama de Tiago Santiago, Maurício começou a se destacar logo nas primeiras semanas em que a novela foi ao ar. No começo, o ator recebia algumas poucas cartas por dia, em geral enviadas por adolescentes na faixa entre 12 e 13 anos de idade. Desde então, o sucesso com o público infanto-juvenil cresceu a ponto de Maurício receber atualmente uma média de 90 cartas por semana. "Confesso que leio todas. É claro que não dá para responder tudo, mas minha mãe me ajuda", entrega.
A determinação do ator para conseguir o trabalho na novela da Record foi apenas mais um capítulo em sua aventura por um lugar ao sol. Desde os 16 anos, Maurício já queria abandonar os estudos e tentar a vida de artista no Rio de Janeiro. A idéia, obviamente, foi rejeitada pela família do rapaz. Ele, então, fez uma proposta para os pais: terminaria os estudos e, quando completasse 18 anos, viajaria para o Rio a fim de fazer teatro. E, mesmo sem conhecer ninguém na capital fluminense, foi exatamente o que Maurício fez. "Minha mãe nunca acreditou. Mas quando completei 18 anos eu fiz minha trouxinha e rumei para o Rio", conta.
Os primeiros meses da "temporada carioca" não foram dos mais fáceis. Enquanto ele se informava sobre testes de elenco, aproveitava para fazer contatos. Em uma dessas oportunidades, o ator conheceu o diretor Domingos de Oliveira, que lhe abriu as portas do teatro carioca. E foi através do teatro, quando encenava a peça A Missão Secreta de Tom Rylver, que ele conheceu Tiago Santiago, que, no ano seguinte, viria a ser o autor de Prova de Amor. Já na ocasião, em 2004, os dois fizeram planos de trabalharem juntos um dia. "Ele gostou do meu trabalho na peça e me disse que um dia me daria uma oportunidade na televisão, mas a gente nunca acredita…", recorda.
Curiosamente, apesar de toda a empolgação de Maurício pela profissão de ator, sua carreira começou por acaso. Mais precisamente como um castigo, ainda na época de escola. Ele tinha sete anos de idade e era o aluno mais falante da turma, quando a professora decidiu "puni-lo", indicando-o para um papel na peça do colégio. Para surpresa geral, Maurício acabou tomando gosto pelo palco. Desde então, ele seguiu em frente com a carreira, atuando na cena teatral de Juiz de Fora. "Comecei a gostar tanto que, quando tinha uns 13 anos, tive de parar com o teatro porque já queria viver disso, o que estava me atrapalhando com os estudos", admite.
O "incentivo" da professora e a determinação de Maurício, afinal, foram recompensados. Aos 22 anos e há quatro morando no Rio, o ator parece ter alcançado, em Prova de Amor, uma certa consolidação em sua curta carreira. Maurício ainda não sabe o que vai fazer depois da novela, embora pretenda continuar na Record. Enquanto não chega a hora de planejar os próximos passos, o ator curte a boa fase e ensaia novos projetos. Como a banda de pop-rock que divide com o colega de elenco Théo Becker na novela e na vida real. "Eu já tocava em bares de Juiz de Fora. Até que montamos a banda e já gravamos uma faixa que entrou na trilha da novela", comemora.