Uma amostra de uma tinta preta encontrada atrás de um afresco de Giorgio Vasari, em Florença, pode levar uma equipe de estudiosos a encontrar uma obra perdida de Leonardo da Vinci, “A Batalha de Anghiari”.

continua após a publicidade

O pigmento preto, composto por manganês e ferro, é compatível com aquele usado nos quadros “Mona Lisa” e “São João Batista”, expostos no Louvre, anunciou o diretor da pesquisa, Maurizio Seracini.

A composição foi identificada pela análise química do material extraído durante os estudos na parede leste do Salão dos 500 do Palazzo Vecchio, local em que o afresco de Da Vinci teria sido realizado.

Também foram encontrados fragmentos de material vermelho, associados à laca. Além disso, as imagens obtidas com uma sonda endoscópica mostram uma camada de cor bege que, de acordo com os estudiosos, só pode ter sido feito com pincel.

continua após a publicidade

Os resultados apresentados hoje, em Florença, são fruto da investigação feita no final de 2011. “São dados animadores, estamos procurando no lugar certo”, afirmou Seracini.