O cineasta americano declarou ter se
inspirado em seu pai para a construção
do personagem principal do “Big fish”.

O cineasta americano Tim Burton apresentou na Europa seu filme mais recente, “Big fish”, e declarou haver se inspirado na figura de seu pai para a construção do personagem principal. “Não que meu pai seja como Ed Bloom, o protagonista do filme”, disse o diretor dos dois primeiros “Batman” e de “O planeta dos macacos”, “mas ele gostava de surpreender-nos com gestos inusitados como tirar a dentadura em público, uivar para os filhos imitando um lobisomem e subir no terraço e cantar ópera”.

“Eu não poderia, no entanto, realizar esse filme antes que ele morresse e me permitisse aprofundar nessa relação única que se estabelece entre pai e filho”, declarou Burton, de 45 anos.

O filme conta a vida de Edward Bloom (interpretado quando jovem por Ewan McGregor e quando velho por Albert Finney), que aos oito anos é obrigado a ficar de cama devido a um crescimento precoce, o que o leva a ler e memorizar toda uma enciclopédia universal. Nela, lê uma frase que para ele significa tudo: um peixe colorido cresce em proporção à água que o rodeia.

Dessa forma, ele inicia uma série de viagens por um mundo repleto de fatos surrealistas. Vai trabalhar em um circo gerenciado por um homem-lobo (Danny De Vito), ajuda duas gêmeas e parte para encontrar uma bruxa com olho de vidro capaz de ler o futuro (Helena Bonham-Carter).

Burton, nascido no mesmo bairro de Burbank onde ficavam os antigos estúdios da Warner Brothers, vive há anos em Londres, “porque não gosto dos Estados Unidos; sinto-me sempre um pouco estranho ali”.

“Talvez porque eu esteja acostumado a seguir minha própria fantasia e me estranha a de outros, como a que se vê nos telejornais. Ali se confunde informação com entretenimento e tudo parece uma telenovela”, disse. “Isso para não falar de política, onde o único que parece interessar ao presidente Bush é combater o terrorismo e colonizar Marte”, completou Burton.

Seu próximo filme contará com Johnny Depp, seu ator em “Ed Wood” e “Eduardo mãos de tesoura”. Se chamará “Charlie and the chocolate factory” e é inspirado em um famoso livro para crianças do falecido escritor inglês Roald Dahl. “Começaremos a rodar em alguns meses”, afirmou o diretor.

continua após a publicidade

continua após a publicidade