Divulgação |
MON recebe importante artista plástico. |
Após lançamento em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira, a Infolio Editorial lança amanhã, em Curitiba, o livro Tide Hellmeister, inquieta colagem. O lançamento será feito no Museu Oscar Niemeyer e contará com um debate sobre o tema Arte e Design – o ponto de encontro, do qual participarão Tide Hellmeister, Chico Homem de Mello, Fernando Bini e Ericson Straub.
O debate tem início às 18h30, no auditório do museu. Após o debate, às 19h45, acontecerá o lançamento do livro e a abertura da exposição de Tide.
Respeitado e aclamado pela crítica, Tide Hellmeister é um dos mais importantes artistas gráficos brasileiros, e um apaixonado por letras e colagens desde criança. Suas colagens – ora próximas do surrealismo, ora do expressionismo, envolvem diversos elementos como tipografia e caligrafia.
O livro foi organizado em três segmentos: artes plásticas, design gráfico e tipografia e reúne cerca de 200 trabalhos do artista, produzidos em seu refúgio em Salto, interior de São Paulo.
A edição de Tide Hellmeister, inquieta colagem é bilíngüe (português/inglês) e conta com textos de Chico Homem de Mello, designer e professor da Universidade de São Paulo (USP), de Carlos Soulié do Amaral, que é poeta, jornalista e crítico de arte, de Cláudio Rocha, que é tipógrafo e editor da revista Tupigrafia, e de Fernando Bini, professor da Universidade Federal do Paraná e doutor em Estética e Tecnologia das Artes pela Universidade Paris VIII. ?Sinto uma inquietação constante sobre o meu trabalho e essa minha inquietação é sobre o universo da impressão, da tipografia, das colagens, da pintura sobre acrílico? (Tide Hellmeister).
Serviço
Lançamento de exposição e livro Tide Hellmeister, inquieta colagem. Amanhã, 19h45, no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico). Ingresso: R$ 4,00 e R$ 2,00 (estudantes), (Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental, agendados, não pagam).