O apresentador Luciano Huck começou a gravar a quarta edição do Soletrando, que estreia no próximo sábado no Caldeirão do Huck, ao lado dos jurados Thalita Rebouças e Sérgio Nogueira. A competição reúne estudantes de todo Brasil para testar os conhecimentos da língua portuguesa. Este ano, a disputa ficará ainda mais dinâmica. Em apenas um programa serão exibidas todas as eliminatórias e serão conhecidos os nove semifinalistas do grupo de 27 estudantes cada um representando um estado brasileiro.

continua após a publicidade

Os candidatos serão chamados em ordem alfabética. Quem acertar, volta à disputa até que restem nove semifinalistas. “No ar, o Soletrando fica apenas um mês, mas, para isso acontecer, são dez meses de uma cuidadosa produção, ou seja, por aqui respiramos o Soletrando o ano inteiro. E, neste ano, reformatamos toda a primeira fase da competição que vai ao ar para ficar ainda mais dinâmica e emocionante”, pontua Luciano Huck.

Previsto para durar cinco semanas, com uma eliminatória, três semifinais e a final, a quarta edição terá na mesa de jurados o professor Sérgio Nogueira e a escritora Thalita Rebouças, que já vendeu mais 500 mil livros no Brasil. “Continuo responsável pela seleção das palavras e sua distribuição em fáceis, médias, difíceis e dificílimas. Estou muito feliz e orgulhoso de ter a escritora e minha ex-aluna Thalita Rebouças a meu lado na bancada deste ano”, comenta o professor.

No palco, também caberá a Sérgio e Thalita anunciar se a soletração foi feita de forma correta. “O Soletrando foi um dos maiores presentes que recebi na minha vida de professor. Tenho um orgulho imenso por participar do quadro nestes seus quatro anos de existência. Tenho certeza de que o Soletrando é um dos melhores quadros que se produziram na televisão brasileira nos últimos anos”, diz o professor. “Também tenho muito orgulho em participar do quadro, que ainda colocou a língua portuguesa como protagonista”, completa Thalita.

continua após a publicidade

O concurso

Para participar do Soletrando 2010, os estudantes tiveram de vencer seletivas regionais, que começaram em novembro de 2009. Ao todo foram mais de duas mil escolas inscritas. A quarta edição do Soletrando fará uma homenagem a Rachel de Queiroz, a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, que completaria 100 anos em setembro de 2010 .

continua após a publicidade

O vencedor do Soletrando 2010 levará um trofeu com o nome da escritora, além de uma bolsa de R$ 100 mil reais, que será administrada pela família do estudante. Os nove semifinalistas ganharão um computador cada. Para cada biblioteca das escolas dos 27 participantes serão doados 13 volumes da obra de Rachel de Queiroz. Já a escolas dos três finalistas também terão direito a seis computadores cada para a montagem de uma central de informática nas escolas.