Termina no dia 15 de julho o prazo para inscrições à edição 2006/2007 do ?Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas?, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Podem participar candidatos que tenham até 15 anos de carreira no circuito artístico e que tenham participado de até cinco mostras individuais.
Com proposta diferente dos tradicionais salões de arte, o Prêmio, que é bienal, foi instituído em 2004. Ao final da seleção, são escolhidos cinco vencedores que irão receber, cada um, uma bolsa anual no valor de R$ 30 mil. O grande diferencial do Prêmio é que os vencedores são acompanhados, ao longo de um ano, por um crítico de arte ou curador de museu em todas as fases do trabalho do artista.
Segundo o curador do prêmio, Celso Fioravante, o prêmio busca consagrar artistas que já tenham uma carreira e uma trajetória de pensamento coerente sobre seu próprio trabalho. Na avaliação de Cláudia Ramalho, gerente de cultura do Departamento Nacional do SESI, o objetivo da premiação foi democratizar o acesso e incentivar a cultura.
Ao final de um ano de trabalho, os artistas participam ainda de uma mostra itinerante de seus trabalhos que percorre as principais capitais brasileiras. Este ano, os vencedores do prêmio de 2005/2006 fizeram exposições em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
A Mostra Itinerante do Prêmio está em Belém e ficará aberta ao público até 9 de julho, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Cidade Velha. A exposição exibe trabalhos dos artistas Lucia Koch, Marilá Dardot, Paula Trope, Renata Lucas e Thiago Rocha Pitta. Eles venceram a primeira edição do Prêmio, que teve 927 inscritos. Como em cada cidade os artistas mostram novas versões de seus trabalhos, em Belém, Thiago Pitta está apresentando o vídeo – Homenagem a Turner – o pintor inglês do século IX.
Depois de Belém, a Mostra segue para Recife, a última etapa do percurso itinerante. Recife é a cidade-natal do homenageado do prêmio, o galerista Marcantonio Vilaça, nascido em Recife em 30 de agosto de 1962. Ele morreu em 1º de janeiro de 2000, na mesma cidade. Em sua trajetória como marchand, Marcantonio Vilaça ajudou a colocar novos talentos no mercado brasileiro e internacional de artes e doou diversas obras da sua coleção particular para museus de todo o mundo.
Recife também será a sede da cerimônia onde serão anunciados os vencedores deste ano. O evento está programado para 30 de agosto. Informações e inscrições podem ser obtidas no site: http://www.sesi.org.br/premioartes
SERVIÇO
Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Regulamento disponível no site: http://www.Sesi.org.br/premioartes
Inscrições: até 15 de julho de 2006.