A sessão de abertura do terceiro capítulo do festival literário Litercultura será com o escritor, cineasta, roteirista e ator Alan Pauls, na noite de sexta-feira 28 de agosto. A mesa com o artista será no Palacete Garibaldi, às 20 horas.
Nascido em Buenos Aires em 1959, graduou-se em jornalismo e foi editor do suplemento cultural do diário Página 12 e também crítico de cinema. Sua carreira na literatura começou com o romance O Pudor do Pornógrafo, publicado em 1984, e seu livro O Passado, de 2003, foi adaptado para o cinema em 2007 pelas mãos de Hector Babenco, diretor do filme Carandiru, de 2003.
Em sua apresentação no festival, Alan Pauls também vai falar de sua trilogia composta pelas obras História do Pranto, História do Cabelo e História do Dinheiro, em que retratou a ditadura militar argentina dos anos 70 a partir do olhar da classe média. A carreira do múltiplo artista também incluí participação no filme Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual, de 2011, em que o criador de personagens interpretou um.
Além da abertura com Alan Pauls, também vêm para o terceiro capítulo do Litercultura as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling, além de um show de Jards Macalé no encerramento do festival. O Litercultura vai ser de 28 a 30 de agosto na Sociedade Garibaldi, e contará com ampla programação. Os ingressos gratuitos podem ser retirados entre 15 e 27 de agosto no Memorial de Curitiba, de terça a sexta das 13h às 18h e sábados e domingos das 11h às 15h, limitados a um par por sessão.