Terças Clássicas tem a participação do Madrigal Vocale no mês de julho

O projeto Terças Clássicas procura dar mais força à música erudita, tornando apresentações deste gênero mais freqüentes. Depois de um belo início com a Sinfonia Brasil e alguns integrantes do grupo Água de Moringa, o Teatro HSBC será palco para uma apresentação com o coral Madrigal Vocale em julho.

O Madrigal Vocale foi fundado em 1982, partindo do Coro da Sociedade Pró-Música de Curitiba, sob a liderança de José Penalva. O grupo, atualmente composto por 18 cantores e regido por Bruno Spadoni, cultiva todos os gêneros de música camerística. Da Idade Média à Contemporânea, o repertório do coro inclui as primeiras audições locais de grandes obras internacionais e de compositores paranaenses.

Apesar de ter ênfase no canto a capella, o Madrigal Vocale se apresenta junto a instrumentistas, grupos vocais e orquestrais em vários centros culturais do país. O primeiro CD, ?Motetes e Madrigais?, foi lançado em 1999. Em 2002, o coral fez o projeto Sonora Brasil, do SESC, passando por 39 cidades do Brasil, de norte a sul, totalizando 44 concertos. O resultado desse projeto foi um vídeo, apresentado pela rede SESC de TV. Em 2003, lançaram o segundo CD, que homenageava a obra coral de José Penalva, seu fundador, falecido em novembro de 2002. Neste ano, o coral lançará mais um CD ? o último projeto de Penalva para o grupo ? com obras do compositor Luiz Iruarrízaga, padre espanhol da mesma congregação que Penalva pertencia.

O Concerto

No dia 11 de julho, o coral apresentará o ?Concerto In Memoriam Pe. José Penalva?, uma homenagem ao seu fundador e regente que caracterizou o grupo. José de Almeida Penalva foi um grande mestre da música no Brasil: compositor, musicólogo, regente, professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de foi padre, teólogo, professor de teologia e escritor.
Na primeira parte, um tipo de música que agradava e foi matéria dos estudos de Penalva: a música da Renascença. Dando continuidade à apresentação, vêm as composições de Luiís Iruarrizaga e, para finalizar, um pouco de Penalva. Na peça, com texto de Cassiano Ricardo, pode-se notar as visitas feitas a estilos musicais contemporâneos ao estilo do texto. Já os arranjos ? declarados ?recreativos? ? são escritos com o estilo da Renascença, usando o contraponto e tornando a música popular brasileira cada vez mais rica.

Serviço:
Teatro HSBC (Rua Luiz Xavier, número 11 – Rua das Flores).
Data: 11/07
Horário:20h30
Valor: R$20,00 (Clientes do HSBC e estudantes têm 50% de desconto)
Informações: 3232-7177

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo