Em outubro, volta à cena de Curitiba as duas montagens do grupo A Arte da Commedia, do projeto Commedia Dell´act. As Calcinhas da Flor e Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem participaram de festivais e trouxeram alegria e reflexão para as ruas de Curitiba e das outras cidades por onde passaram: São Paulo, Pindamonhangaba, Lages, Jacarezinho e Ponta Grossa.
As duas montagens são resultado da criação coletiva do elenco, diretor, figurinistas e diretor musical, a partir das referências da comédia italiana, objeto de estudo e especialização do diretor teatral Roberto Innocente.
O resultado das peças é um elenco tecnicamente preparado para dar vida por trás de máscaras peculiares à personagens brasileiros, que recitam um texto cadenciado, cheio de ritmo e trocadilhos divertidos, acompanhado por efeitos musicais executados pelos próprios atores. Além de fazer rir, a proposta do grupo é tornar possível a reflexão sobre o Brasil, seus costumes e sua gente, de maneira leve e divertida.
O espetáculo As Calcinhas da Flor, viabilizado pela Funarte, satiriza a realidade brasileira, com personagens de grande alcance popular. Com texto de rápida identificação, técnica apurada, acrobacias e malabarismos, cenários e figurinos simples e coloridos, músicas populares e demais elementos cênicos, a qualidade e originalidade da montagem foram reconhecidas com premiações.
O espetáculo Aconteceu no Brasil – Enquanto o ônibus não vem é a segunda montagem do Projeto Comédia dell´ACT, com o Grupo A Arte da Comédia. A montagem aprofunda-se na realidade brasileira. De acordo com o diretor, algumas personagens são representações de uma imagem convencional do Brasil; da nova realidade e ainda, da lembrança histórica de uma realidade ainda existente. "São personagens que no conjunto criam relações significativas que alcançam assuntos de aspecto social, político, moral, religioso, econômico, histórico e cultural", diz Innocente.
As máscaras foram confeccionadas em couro pelo diretor, com ajuda do elenco, segundo a antiga técnica das "mascaras modenesi". Juntamente com os figurinos, elas são o resultado de um estudo progressivo na tentativa de individualizar a abstração necessária para um teatro que trabalha no universo surreal, porém fundamentado nas características fisionômicas específicas de cada personagem.
As habilidades musicais da companhia, sob direção de Paulo Demarchi, visitam diversos ritmos do Brasil e seguem também por este caminho de aprofundamento da pesquisa. O resultado é um avanço técnico e artístico que se concretiza a cada montagem.
Serviço:
Projeto Comedia Dell´act – Grupo A Arte da Comédia
Estréia: 12 de outubro com programação especial para o Dia das Crianças
Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem
Direção: Roberto Innocente
Sábados de outubro
Horário: 21h
Ingressos: R$12 e R$6 (para estudantes e maiores de 65 anos)
Promoção: compre 1 e assista 2 (na compra de um ingresso, você ganha uma
entrada para a peça As Calcinhas da Flor)
Local: ACT – Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305, São Francisco