A junção do violão havaiano e do surf se faz presente no trabalho da banda brasileira El Niño, que está lançando seu primeiro CD, pela gravadora MZA, em parceria com a Oi Música. O grupo foi idealizado pelo surfista e bicampeão mundial de surf Teco Padaratz, que sempre se arriscou na bateria, voz e violão e quis trabalhar com música; e pelo músico e produtor multi-instrumentista Chris Oyens, que sempre se interessou bastante pelo surf e toca violão de colo havaiano (Weissenborn).
?O CD é resultado de duas paixões, pela música e pelo surf. As duas atividades têm tudo a ver e necessitam de sentimento para não se tornarem algo artificial. O surf e a música gera um casamento muito feliz. Os surfistas gostam de músicas instigantes, que falem de vida e natureza. Elas lhes servem de inspiração, antes e depois que vão à praia?, comentam Chris e Teco.
A música de trabalho da banda é Espírito do mar, primeira faixa do CD e que tem como refrão ?viver é fácil pra quem sabe sonhar?. ?Fiz esse refrão após a minha primeira experiência com o surf na Escola do Pedro Muller (no Rio de Janeiro). Fiquei em pé na primeira onda que me empurraram e cheguei em casa chocado com a experiência e muito inspirado. O Teco me disse que eu tinha captado a essência do esporte na primeira aula e o convidei para finalizarmos a canção?, relata Chris.
Outras canções presentes no CD são Quase sem rumo, Silêncio do mundo, Melodia, Old mind, Sem medo de errar, Ano de fé, Furacão, Responsible, Ficar, Pés na areia e Heaven to me. Além de Teco (voz e violão) e Chris (violão havaiano, bateria, percussão e vocais), a banda conta com Fabrício Matos na guitarra e Marcos Cianpolini no violão e guitarra.O CD também tem a participação de Armandinho (na música Old mind); Dunga e Lancaster, no baixo; Humberto Barros, no órgão; e Helen Calaça e Cecília Spyer, nos vocais.
Este mês, o El Niño estará lançando o clipe de sua música de trabalho. No final de agosto, deve iniciar turnê pelo País, passando por Curitiba (ainda sem data definida).