Tecnologia & Desemprego

Ciência e Filosofia interagem para gerar o progresso do saber humano. O papel da Tecnologia é o de implementar na sociedade este progresso, através da geração de práticas e aparatos inovadores. A Tecnologia Digital (TD) é um exemplo claro disto: computadores pessoais, computadores de bordo de aviões, telefonia celular, nanorrobótica, câmeras fotográficas digitais, telescópios espaciais etc., são apenas alguns aparatos que remontam a pesquisas científicas, filosóficas e tecnológicas recentes, do início do século XX. Mas será que todo este progresso traz apenas bem-estar à humanidade? Afinal de contas, a Tecnologia é ou não a vilã na história do desemprego?

Não é parte da essência da Tecnologia retirar empregos da sociedade. Mas, sem dúvida, ela também pode ser um fator do desemprego. Porém, estamos falando de um desemprego que é o efeito colateral de algumas tecnologias e que, portanto, é de fácil identificação. Na verdade, é da essência da Tecnologia, como vimos, fazer o progresso da civilização humana. E paradoxalmente para aqueles que, através de um pensamento ingênuo, acham ser a Tecnologia a vilã do desemprego no mundo, cabe a outras formas de tecnologia ? como, por exemplo, às instituições dos poderes executivo, legislativo e judiciário, bem como ao exercício da cidadania ? corrigir uma ocorrência pontual de desemprego (o de uma categoria profissional específica) através de, basicamente, quatro procedimentos: a) Incentivos sociais efetivos para a geração de novos empregos; b) Reciclagem do conhecimento do cidadão, através do sistema educacional, para que ele venha a praticar uma profissão funcional; c) Incentivo à pesquisa de base científica, filosófica e tecnológica; d) Descontinuação de uma tecnologia considerada danosa à humanidade, como, por exemplo, o uso da tecnologia atômica na geração de energia elétrica.

Existe mais desemprego nos países desenvolvidos tecnologicamente ou nos sub-desenvolvidos? Certamente os fatos falam por si. E indicam, também, que neste momento a chave da solução efetiva deste problema grave não está nas mãos nem da Filosofia, nem da Ciência, nem da Tecnologia em si: esta chave está nas mãos de cada um de nós. Elegermos a Tecnologia como a vilã do desemprego nos países em desenvolvimento, como o Brasil, é transformarmos em bode-expiatório a riqueza da nação ? ao invés de enfrentarmos a dura realidade.

Roberto Lopes (robertolopes@pron.com.br) é editor do site de Tecnologia Fotográfica exclusivo do Paraná-Online ? Pensamento Fotográfico. Atualmente trabalha em um livro sobre a dimensão intelectual da Fotografia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo