Dezesseis municípios paranaenses estarão participando entre os dias 7 e 10 de dezembro da Mostra do Projeto Piloto de Oficinas Continuadas em Teatro, promovida pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. O encontro representa a etapa final de um processo que teve início há vários meses, com a realização de oficinas teatrais, promovidas pelo Programa Paranização, mantido pelo CCTG.

continua após a publicidade

De acordo com a proposta do projeto, os alunos criaram grupos de teatro, definiram a peça que gostariam de encenar – oportunidade para colocar o aprendizado em prática-, fizeram a estréia em seus locais de origem, e agora chegam a Curitiba. Cerca de 200 pessoas estão envolvidas nas montagens.

Os espetáculos que acontecerão em três salas do CCTG, em horários variados, terão ingressos franqueados ao público. Os grupos que se apresentam num dia, no dia seguinte participarão de uma roda de discussões com uma comissão formada por convidados do Teatro Guaíra.

Sobre esse encontro, explica Áldice Lopes, da coordenação do evento: ?Não será uma sessão de críticas, mas uma oportunidade para que sejam feitas algumas observações aos artistas. Também haverá espaço para atores e técnicos se manifestarem sobre as dificuldades, os erros e os acertos encontrados no processo de criação??. Segundo Lopes o principal objetivo da mostra é o incentivo à criação de grupos teatrais nos municípios onde foram realizadas as oficinas.

Espetáculos

continua após a publicidade

A Mostra do Projeto Piloto de Oficinas Continuadas em Teatro tem sua estréia amanhã, às 14h, no Teatro José Maria Santos, com a montagem de Piquenique no front, encenada pelo grupo de Florestópolis. Será a única peça apresentada neste auditório. O miniauditório do Teatro Guaíra abriga os demais espetáculos desse dia: Sonho de Sofia (Morretes), às 16h; Lampião e Maria Bonita no Reino Divino (Ubiratã), às 18h30; O abraço daquela dona (Rancho Alegre d?Oeste), às 21 horas.

Dia 8, às 11h, tem O noviço (Campina da Lagoa), no Guairinha; Quem casa, quer casa (Quatiguá), às 14h, no miniauditório; Auto da barca do inferno  (Jacarezinho), às 16h, no Guairinha; Deus e o diabo na terra do papel (Munhoz de Mello), às 18h30, no miniauditório; Estação Japira (Japira), às 20h30, no Guairinha.

continua após a publicidade

Dia 9, às 11h, tem Uma história para contar outra história (Porto Rico), no Guairinha; Meus tempos de escola (Santo Antônio da Platina), às 14h, no miniauditório; O sacrifício (Pato Branco), às 16h, no Guairinha; O fedor (Palmas), às 18h30, no miniauditório; Marido, matriz e filial (Pato Branco), às 20h30, no Guairinha.

A Mostra Paranização de Teatro encerra dia 10 com três espetáculos: Ilha, meu quatro bom (Ilha do Mel), às 11h, no Guairinha; Pesadelo ecológico (Ribeirão do Pinhal), no miniauditório, às 14h; Aqui é colônia, ali é nação? (Apucarana), no Guairinha, às 16h.