Teatro para o Povo – Verão volta com bons espetáculos

Pequenas caquinhas: comédia inteligente. Começa hoje, primeiro domingo de fevereiro, a edição de verão do já popular projeto Teatro para o Povo. As apresentações ocorrerão às 11h, simultaneamente nos quatro auditórios. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos a partir das 10h nas portarias dos respectivos auditórios.

No Guairão, a atração será o Vocal Brasileirão, grupo vocal formado por 12 cantores, seis mulheres e seis homens, com o apoio de um trio de instrumentistas. Criado em 1994 e atualmente dirigido por Vicente Ribeiro, este grupo conta hoje com mais de 110 canções em arranjos originais. Dentre os compositores pode-se citar Noel Rosa, Pixinguinha, Tom Jobim, Ary Barroso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Rita Lee, Cazuza, Lulu Santos, Djavan, Ed Motta e José Miguel Wisnik, além dos curitibanos Nhô Belarmino & Nhá Gabriela, Paulo Leminski, Ivo Rodrigues e Sérgio Justen.

O espetáculo do grupo Antropofocus, Pequenas caquinhas, que apesar do nome sugestivo nada tem a ver com a peça anterior Amores & sacanagens urbanas, será apresentado no Guairinha. O pequenas é devido ao tamanho curto – às vezes curtíssimo – dos quadros apresentados, e as caquinhas são referentes ao fato de o grupo partir dos mais ínfimos detalhes e criar grandes risadas. Esta é uma comédia inteligente, que abusa da criatividade para conseguir extrair humor de todos os elementos possíveis.

A peça Os bobos de Shakespeare, que será apresentada no miniauditório, é um monólogo que traz textos de várias peças de Shakespeare, como Macbeth, Rei Lear, Ricardo III e Otelo. Escrito por Edson Bueno, o texto trabalha com a condição humana, as suas limitações, lutas, misérias e grandezas, que na boca de um bobo podem ser ditas com graça, singeleza e ironia. O monólogo alterna momentos cômicos, dramáticos e trágicos para retratar desde o clown ao arlequim da comédia dell?arte, passando pelas várias faces que o arquétipo do bufão adquiriu no contexto social: o inocente, o sonhador, o esperto e o trapaceiro. São nove personagens: um bobo-base que perpassa toda a narrativa, e variações relacionadas à modernidade, ao underground – retratado por uma drag-queen -, ao amor de Romeu e Julieta e à maldade destilada por Ricardo III – num texto sobre a consciência.

No José Maria Santos será apresentado o espetáculo teatral 40.Cão – A comédia da arte dos quarentões, que conta a história de quatro amigos quarentões, na qual os inevitáveis questionamentos e, muitas vezes, as rupturas de padrões transformam a vida numa maravilhosa confusão; as máscaras até então utilizadas caem e se escancara a comédia da vida contemporânea para desgraça dos personagens e o deleite da platéia. O espetáculo busca uma linguagem contemporânea e contará com quatro atores (sendo um ator e cantor) e com um músico que realizará a trilha sonora ao vivo dentro do palco, ora tocando seu instrumento ora executando de improviso como DJ.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo