Teatro Para o Povo tem convidados especiais este mês

A maestrina cubana, Helena Herrera e o violinista Cláudio Cruz, são os convidados da Orquestra Sinfônica do Paraná para o Projeto Teatro para o povo deste mês, no Guairão. Já no Guairinha a opção é para a garotada, com a encenação de O Trenzinho do Caipira ? Projeto Villa-Lobos para Crianças de Todas as Idades. No miniauditório, a peça Oscar Wilde Me Disse, dirigida ao público adulto, tem direção de Ruiz Bellenda. O grupo El Merekumbé se apresentará no Teatro José Maria Santos.

As atrações do Teatro para o Povo acontecerão neste domingo, dia 30, nos quatro auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra, às 11 horas. O ingresso custará um livro não didático ou R$5,00, caso o espectador não queira doar o livro.

No Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência da maestrina Helena Herrera abrirá o concerto com " Sinfonia No. 38 em re maior (KV 504) "Praga" e "Concerto No. 5 para Violino e orquestra (KV 219)", de Wolfgang A. Mozart, (1756-1791), com a participação do violinista Cláudio Cruz e para finalizar a "Sinfonia nº1 em fa menor, Op.10," de Dmitri Schostakovich.

Os dois convidados são reconhecidos internacionalmente. Helena Herrera regerá a Orquestra Sinfônica do Paraná pela primeira vez. Ela é reconhecida pela sua trajetória na Pedagogia Musical e na Regência Orquestral. Possui um vasto repertório sinfônico que abrange desde o estilo Barroco até a música contemporânea.

Claudio Cruz, violinista de grande destaque internacional da atualidade, tem se apresentado em vários países como a França, Itália, Alemanha, Áustria, Hungria, Croácia, Uruguai, Argentina, Chile, França e Estados Unidos. Entre os seus trabalhos destaca-se a direção musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, frente a qual registrou em disco importantes obras de compositores brasileiros.

No Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), o espetáculo é da Cia. do Abração, O Trenzinho do Caipira ? Projeto Villa-Lobos para Crianças de Todas as Idades, tem como tema a obra de Villa-Lobos. As personagens, cujos nomes iniciam com as notas musicais, recebem uma misteriosa carta do compositor, indicando uma viagem de trem. Encontram-se na estação de trem e percebem que acabam de perdê-lo. Decidem, então construir o seu próprio trem. Cada vagão ira conter um tema da obra de Villa-Lobos. Assim, o trem vai sendo montado no decorrer da história e, ao mesmo tempo, é composta a escala de notas musicais. Desta forma, como crianças brincando, os atores manipulam os adereços e o próprio cenário, dando vida aos objetos e produzindo sons que compõem a narrativa e a dramaturgia musical da história.

Em Oscar Wilde Me Disse, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), a peça mostra como continua atual o tema, relacionamento humano abordado pelo autor irlandês, mesmo após seus 150 anos do nascimento. Nesta encenação o conflito se estabelece entre duas pessoas que se amam, mas não se compreendem e se negam a abrir concessões. Separados, eles são obrigados a manter o convívio em nome da arte, já que estão ensaiando uma peça chamada Dizendo Oscar Wilde, que comemora o sesquicentenário do escritor. No elenco, Adriana Ferreira e Cadu Scheffer. Os diálogos são de Ruiz Bellenda com trechos das obras Aforísmos, O Retrato de Dorian Gray e A importância de Ser Prudente, de Oscar Wilde. Adereços e Rejane Camarda e a preparação vocal de: Leomara Bürge

O grupo El Merekumbé se apresentará no Teatro José Maria Santos. Formado por instrumentistas de diferentes origens que se encontraram em Curitiba eles iniciaram um trabalho de pesquisa, intercâmbio e divulgação da música e dos ritmos latinos (mambo, rumba, bolero, cha-cha-cha, son-montuno, danzón, merengue, entre outros). Com a presença de dois cubanos (piano e vocal), o El Merekumbé traz em seu show uma mistura caliente de músicas conhecidas de Benny Moré, Tito Puente, Perez Prado, Célia Cruz, Compay Segundo, Santana, Elíades Ochoa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo