O Teatro Guaíra oferece neste domingo (30) quatro espetáculos no projeto Teatro para o Povo, todos gratuitos. No Guairão, haverá o concerto “Tela Lírica e Orquestra Sinfônica do Paraná’, às 18h Os outros espetáculos começarão às 11h. No Guairinha, será encenado o musical “Concerto em Ri Maior”. No miniauditório, a atração é o espetáculo infantil “O Boizinho Voador”. No Teatro José Maria Santos, a comédia “Contos Proibidos de Antropofocus”. Todos os espetáculos têm entrada franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes das apresentações.
O Concerto Lírico com a Orquestra Sinfônica do Paraná e os cantores do Master Class – Tela Lírica traz ao palco, na tarde de domingo, 16 cantores que participaram durante o ano inteiro do curso ministrado por professores italianos, resultado da parceria entre o Teatro Guaíra e o Conservatório de Ádria, na Itália. Os cantores são profissionais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande Sul, Minas Gerais e São Paulo. Eles vão interpretar trechos das obras “O Poeta e o Camponês”, de Franz von Suppé; “Cosi Fan Tutte”, “As Bodas de Fígaro”, “A Flauta Mágica, Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart; “O Elixir do Amor”, Gaetano Donizetti; “Carmen”, de Georges Bizet; “Um Baile de Máscaras”, de Giuseppe Verdi; “Gianni Schicchi e Madame Butterfly”, de Giacomo Puccini.
No elenco estão Ana Paula Brunkow (soprano), Carla Mattioli (mezzo soprano), Josiane Dal Pozzo (soprano), Kalinka Damiani (soprano), Katia Santos (mezzo soprano), Lúcia de Vasconcellos (soprano), Luisa Kurtz (soprano), Márcia Kaiser (soprano), Mere Oliveira (mezzo soprano), Patrícia Mello (soprano), Silmara Campos (mezzo soprano), Tati Helene (soprano), Carlos dos Santos (tenor), Paulo Barato (barítono), Ricardo Castro (tenor), Robson Tavares (barítono).
O espetáculo do Guairinha, “Concerto em Ri Maior”, mostra as peripécias de dois palhaços: Wilson, que acredita que é do Sul da Rússia, e Sarrafo, que tem certeza de ser seu fiel tradutor. Juntos realizam um concerto musical, mas até isso acontecer muitas trapalhadas preenchem o caminho. Eliezer Vander Brock e Felipe Ternes encarnam seus personagens e, com muito malabarismo e dança, criam uma interação com a platéia.
O espetáculo de bonecos que será apresentado no Miniauditório, “Boizinho Voador”, de João Andirá é voltado ao público infantil. Conta a história do menino Antenor, que sonha em ver o boizinho Surubim voando junto às estrelas brilhantes e à lua de prata. Para tornar seu sonho realidade, Antenor precisa inventar um aparelho “fazedor de boi voador”. E para isso encoraja seu amigo Surubim a enfrentar um macaco que não aceita mudanças na natureza da mata, muito menos a idéia de um boi voando.
No Teatro José Maria Santos, “Contos Proibidos de Antropofocus” é a nova peça criada para comemorar os oito anos de existência do grupo Antropofocus. Neste novo projeto, o grupo enfrenta o desafio de fazer um espetáculo inteiro sem diálogos. Partindo da metáfora da incomunicabilidade, as cenas acontecem em ambientes onde pessoas desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa: dentro de um ônibus, debaixo de uma marquise num dia de chuva e em um banheiro masculino.