Quem estiver transitando de ônibus pela orla da praia de Santos, nos próximos dias 6 e 7 de janeiro, durante o período da manhã, poderá deparar-se com uma cena no mínimo inusitada: a apresentação de uma peça teatral, em forma de reisado, encenada por atores e cantores dentro do próprio coletivo.
Trata-se de mais uma edição, a quarta, do Projeto Limites – Dramaturgia para ônibus urbano, desenvolvida pelo grupo TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em parceria com a Secretaria de Cultura de Santos e a Viação Piracicabana. Pequenos trabalhos cênicos são desenvolvidos dentro do projeto, mais ou menos dez minutos cada, independentemente do tema abordado, utilizando-se dos ônibus como palco e platéia para um espetáculo teatral.
Desta vez o TEP traz à cena a montagem Onde andará Mariazinha?, que trata, sob a forma de manifestações da nossa cultura popular, no caso a Folia de Reis, da viagem dos três Reis Magos rumo a Belém, para ver o Deus Menino que acabara de nascer. No caminho encontram a estrela guia e outras estrelas do firmamento e, todos juntos, apesar das armadilhas criadas por Herodes, se dirigem a Lapinha (nome popular dado às representações da cenografia e personagens ligados ao nascimento de Jesus).