Os integrantes do grupo Xapinha, que reúne adolescentes da comunidade da Vila Xapinhal, no Sítio Cercado, apresentou, na noite desta quinta-feira (06) ao presidente da Cohab, Mounir Chaowiche, os resultados do trabalho que estão desenvolvendo na área há quase três anos. Acompanhados dos pais e da orientadora do grupo, Salete Arruda, eles disseram que o teatro mudou "para melhor" a vida de todos.

continua após a publicidade

A experiência de usar o teatro para trabalhar com questões como cidadania, meio ambiente, sexualidade, violência e drogas, foi incluída como um dos pontos do trabalho social que a Cohab vem fazendo na Vila Xapinhal desde que iniciou um projeto para urbanizar e regularizar a área, em 2002. As obras no local foram concluídas no final do ano passado, mas o trabalho social permanece.

Localizada no bairro do Sítio Cercado, a Vila Xapinhal tem cerca de 2,3 mil famílias e, de acordo com as mães de adolescentes que fazem parte do Xapinha, enfrenta o problema do tráfico de drogas e da violência. "Esta é uma preocupação constante dos pais, que querem preservar seus filhos dos riscos", relatou Lina Carvalho Alberto, que trabalha como atendente de creche e é mãe de Mairon, um dos jovens do grupo. "O teatro foi uma tábua de salvação e eu gostaria que esta oportunidade fosse oferecida também a outros pais", disse ela.

Lucia de Fátima Carvalho, outra mãe, conta que desde que sua filha Naelê entrou no grupo de teatro até o relacionamento familiar melhorou. "Ela ficou mais afetiva e responsável. Os jovens e seus pais se uniram e passaram a fazer parte de uma mesma corrente, construindo um caminho para o futuro", falou.

continua após a publicidade