A companhia de dança masculina Jair Moraes apresenta, no próximo final de semana, em Curitiba, o espetáculo Corpos, ação, movimento e só. No palco, vinte bailarinos realizam sete coreografias diferentes, mas interligadas. As mesmas misturam o clássico e o contemporâneo.
“A companhia nasceu há seis anos, dentro da escola de dança do Teatro Guaíra e, posteriormente, se tornou independente”, comenta o responsável pelo grupo, Jair Moraes. “Foi a primeira companhia de dança masculina no Brasil, embora hoje já existam outras”.
O novo espetáculo – que no próximo ano deve ser levado para outras cidades do Paraná e também para Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro – tem cerca de uma hora de duração.
Pela primeira vez, os bailarinos da companhia trabalham com coreógrafos de fora, entre eles a coordenadora do Curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Cristiane Wosniak; o professor de dança do Clube Curitibano, Mário Patruni; e o bailarino do balé da cidade de São Paulo, Woody Santana.
Segundo Jair, um dos objetivos da companhia também é combater o preconceito que ainda gira em torno dos homens que resolvem se dedicar à dança. “Muitas vezes, o preconceito parte dos próprios bailarinos. Nas escolas, quando começam a dançar, muito meninos não gostam de fazer aulas com meninas. Porém, são poucas as instituições que têm turmas separadas. Isto é muito ruim, pois, na dança, o corpo masculino é totalmente diferente do feminino”, diz.
Jair Moraes dançou no Corpo de Baile do Teatro Guaíra entre 1970 e 1972. Foi solista do Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, de 1972 a 1973, e esteve no Ballet Gulbenkein, em Lisboa, de 1973 a 1979.
Dançou com partenaires como Ana Botafogo, Cecília Kerche e Carla Kouto. Em 1979, se tornou mâitre e assistente ensaiador do Ballet Teatro Guaíra, assumindo como diretor do mesmo entre 1994 e 1996.
Serviço
O que: espetáculo Corpos, Ação, Movimento e Só. Onde: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655, São Francisco, em Curitiba). Quando: de 4 a 6 de dezembro. Horário: sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 19h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5.