O grupo, formado por 14 músicos, é uma big band paulista. De acordo com o músico Nailor Azevedo, o Proveta, isso se deve ao modo com que o grupo trabalha. ?É a melhor escola para o aperfeiçoamento do instrumentista pela necessária disciplina que essa formação impõe?, diz Proveta que também é responsável pelos arranjos da banda
Formada em 1991, possui apenas três álbuns próprios lançados e mais dois projetos realizados em conjunto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A explicação é simples: a banda, que toca semanalmente em bares paulistas, costuma passar meses trabalhando em cima de arranjos, sem medo de experimentar, e como resultado obtém um som que soa natural aos ouvidos do público.
O primeiro disco, Aldeia, foi indicado ao Grammy na categoria de Melhor Performance de Jazz Latino, em 1998. ?Essa projeção toda veio depois do Grammy. Nem a gente esperava. Gravamos um disco despretensiosamente?, conta o trompetista Walmir Gil, 48.
Com a grande repercussão, logo em 2000, lançaram o segundo álbum, Bixiga ? homenagem e alusão ao bairro em que moram. E finalmente, em 2005, para satisfação do público, saiu o terceiro CD, Terra Amantiquira. Além disso, durante os 15 anos de carreira, o grupo já fez apresentações sob a regência do maestro John Neschling, turnês nos Estados Unidos, Alemanha, Portugal e pelo Brasil, participando de vários festivais, como o Free Jazz Festival e o Kaiser Bock Winter Festival.
Serviço
Local: Teatro HSBC (Rua Luiz Xavier, número 11 – Rua das Flores)
Datas: 24 e 25 de março (sexta e sábado)
Horário: às 20h30
Valor: R$ 20,00 (Clientes HSBC e estudantes têm 50% de desconto)
Informações: (41) 3232-7177