Os 16 municípios lindeiros situados à margem leste do Lago de Itaipu – lado brasileiro – participarão, no período de 3 a 11 de março, do Projeto Águas de Março, evento que propiciará aos moradores dessas localidades assistir a um variado leque de espetáculos artísticos, além de poder participar de palestras cujos temas estão ligados à cultura e costumes locais.
O projeto integra o Programa Paranização, do Centro Cultural Teatro Guaíra, em articulação com o Programa de Integração Cultural com o Mercosul e em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros. A proposta trabalha simultaneamente com as secretarias estaduais do Meio Ambiente, Turismo e Indústria Comércio e Assuntos do Mercosul, e tem o apoio do Sebrae-PR.
A cidade de Guaíra será a sede oficial do projeto por razões históricas, pois ali existiam as Sete Quedas, extintas para a criação da Hidrelétrica Binacional de Itaipu. O cartaz do evento, inclusive, traz uma foto de uma das quedas, e o poema de Carlos Drummond de Andrade sobre a perda da paisagem em nome do progresso.
?Águas de Março? tem por objetivo discutir caminhos que permitam maior integração cultural da região que já detém uma diversidade cultural importante de raízes étnicas colonizadoras e da cultura originária indígena (Guarani), para a implementação do desenvolvimento cultural na região.
Programação
Nos nove dias do projeto estão previstas mais de 150 apresentações, com participações de 19 grupos artísticos regionais, 15 grupos estaduais/nacionais e cinco do Mercosul. Serão realizadas dez conferências temáticas e dez palestras interativas sobre os mesmos temas.
A diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Nitis Jacon, trabalha na proposta de desenvolvimento cultural da região há três anos, junto com as lideranças municipais. ?Além de integrar os municípios paranaenses e promover o contato com outras cidades do Brasil, o Águas de Março? fortalece a integração cultural com o Mercosul por acontecer na região de fronteira com o Paraguai e com a Argentina?, diz ela.
Em 2005 foram feitos dois encontros importantes: em abril, em Itaipulândia, por iniciativa da Câmara Técnica de Cultura da Associação dos Municípios Lindeiros, e em setembro, em Marechal Cândido Rondon, que sediou o Fórum dos Municípios Lindeiros.
Participaram do fórum representantes das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Indústria Comércio, Assuntos do Mercosul e Turismo, além dos prefeitos, secretários municipais e diretores de cultura da região, com a participação de integrantes da equipe do Programa Paranização.
Projeto
Desse encontro surgiu o Projeto ?Águas de Março?, que tem como eixos principais os circuitos artísticos, oficinas de capacitação e debates temáticos. Uma reunião ocorrida em fevereiro deste ano, em Santa Helena, com representantes das áreas de cultura, meio-ambiente e turismo de 14 municípios, e do Sebrae-PR, traçou as linhas gerais do evento. Guaíra responderá como sede oficial do evento, e responderão pelas subsedes os municípios de Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu.
O Fórum Temático do ?Águas de Março?, composto de dez conferências e dez palestras interativas, discutirá cinco temas: Desenvolvimento Cultural Contextualizado, Política de Recursos Hídricos do Paraná, A Cultura nos Caminhos do Turismo, Integração Cultural com o Mercosul, Territorialidade Indígena.
Os municípios ribeirinhos que integram o corredor ao longo do Lago de Itaipu são: Foz do Iguaçu, Guaíra, Terra Roxa, Santa Terezinha do Itaipu, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Santa Helena, São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Mundo Novo (MS).
Espetáculos
As apresentações artísticas que movimentarão a semana no transcorrer do ?Águas de Março? trazem atrações variadas entre música, teatro, atividades circenses. A lista de atrações inclui os conjuntos Canto das Águas, Cordão de Contas, Grupo Folclórico Raízes (dança alemã), Grupo Gauchesco, Trio 3Ns, Grupo Folclórico Italiano, Os Piás no Choro, Grupo de Street Dance, Grupo nas Cordas da Viola, Cia. Municipal de Dança, Orquestra de Violões, Meninas Cantoras, Viento Sur, Grupo Blindagem.
De São Paulo virá ?Pelada na Rua?, peça teatral com Alexandre Roit. Entre outras montagens da programação constam ?Ilha Meu 4 Bom?, ?Tropeço?, ?Química do Amor?, ?Diário de um Louco?, ?O Castelo de Mulumi?.
A abertura do ?Águas de Março?, em Guaíra, será feita pelo Balé Teatro Guaíra, com a coreografia ?Segundo Sopro?, de Roseli Rodrigues, também conhecido como ?Balé das Águas?. Este balé também será apresentado no dia 5 de março, em Foz do Iguaçu.