O clássico de Natal, O Quebra-Nozes, será apresentado gratuitamente pelo Balé Teatro Guaíra, Orquestra Sinfônica do Paraná e Escola de Dança Teatro Guaíra a partir desta sexta-feira (08), às 20h30, no Guairão. Esta é uma das obras mais bonitas dos contos infantis, inspirado no conto de Hoffmann, ?O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos?, com música de Tchaikovsky e coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov, versão de Carla Reinecke.
Cinqüenta alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra estarão somando no palco com os demais bailarinos da Balé Teatro Guaíra. Para o papel de Clara foram escolhidas três alunas da escola, que estarão se alternando durante as apresentações.
A apresentação de sexta é a primeira de uma série, que se estenderá por todo o mês de dezembro. As demais apresentações serão nos dias 9, 14 e 15 também às 20h30; dia 10 às 18, dia 16 às 19h e no dia 17 às 11h no Teatro para o Povo, no Guairão.
O espetáculo, que há mais de um século encanta crianças e adultos de todas as idades no mundo todo, tem dois atos. A narrativa acontece na cidade alemã de Nuremburg no período natalício, tendo como protagonista a jovem Clara e o seu boneco ?Quebra Nozes? que ela ganha de seu padrinho, o mágico Drosselmeyer na festa de Natal em sua casa.
O bailado foi apresentado pela primeira vez em 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia, ainda hoje sede do Balé Kirov. A primeira versão foi vista no Brasil em 1957, no Teatro João Caetano, SP, por Eugênia Feodorova, com Dalal Achcar no papel da Fada Açucarada.