O Teatro do Piá, espaço para teatro de bonecos e formas animadas, voltará a funcionar em sua sede original, no pátio interno da Fundação Cultural, na Praça Garibaldi 7, a partir de amanhã. A reabertura será com o espetáculo Vaqueiros e Cantadores, a última peça de Ailton Caru, às 11h, com entrada franca. Também haverá uma exposição em homenagem a Caru, na Sala de Pedra, ao lado do Teatro do Piá.
"A reabertura do Teatro do Piá no espaço onde foi inaugurado era uma antiga reivindicação dos profissionais do teatro de bonecos do Paraná", afirma Margarida Rauen, diretora de Ação Cultural da Fundação.
Inaugurado em dezembro de 1978, o Teatro do Piá é o mais antigo espaço cênico da cidade dedicado exclusivamente às crianças. Desde abril do ano passado, o Teatro do Piá estava funcionando no Largo da Ordem, ao lado da Casa Romário Martins. Para que pudesse retornar a seu local original, o espaço teve que passar por uma total reforma. A sala e os bancos foram pintados, e a porta e a fachada foram restauradas, dando destaque ao desenho artístico assinado pelas artistas Denise Roman e Márcia Széliga. A capacidade do Teatro do Piá é de 40 lugares.
A reforma foi feita em parceria entre a Fundação Cultural e a Associação Paranaense de Teatro de Bonecos, cujos representantes acompanharam a elaboração do projeto arquitetônico e todo o processo da reforma.
Serviço:
Reabertura do Teatro do Piá com apresentação da peça Vaqueiros e Cantadores. Dia:1.º de maio. Horário: 11h. Entrada franca.