Teatro do HSBC abre espaço para Almodóvar

Após abrir espaço para a apresentação do músico carioca Francis Hime, domingo passado, o Teatro do HSBC (Palácio Avenida, na Rua das Flores) traz em sua programação de férias opções de teatro e cinema. A atração de amanhã fica por conta do filme O que eu fiz para merecer isso? (Qué he hecho para merecer esto?!!), de Pedro Almodóvar. Datando de 1984, o 4.º título do diretor espanhol só ganhou cartaz em espaços culturais brasileiros com a exibição no HSBC Belas Artes em São Paulo, recentemente. O longa fica em cartaz entre os dias 6 e 9 de julho, às 14h, 17h e 20h.

Em 1984 Almodóvar não tinha o reconhecimento e a fama atual, mas seu estilo ?nonsense? já era bem caracterizado com a mistura de drama e bom humor, como na trama de O que eu fiz para merecer isso?!!. O filme conta a vida de uma família insana. Vivendo sob o mesmo teto, os personagens trazem à tona temas polêmicos. A obra utiliza sexo, drogas e muita reflexão sobre a vida cotidiana da família e centraliza a tragédia sob o ponto de vista da protagonista.

Glória, representada pela atriz Carmem Maura, é uma diarista e dona de casa infeliz, viciada em remédios e vive um sofrimento diário por causa da família. Os membros são pessoas problemáticas e todos vivem a vida de maneira individual. Seu marido é um taxista grosseiro, os dois filhos são problema; o mais velho traficante, o outro gay, e para acompanhar a família, ainda vive na casa a sogra viciada em água com gás e bolinhos.

Uma das fortes impressões que o diretor espanhol passa para o público é a identificação com um ou mais personagens do filme. Essa característica lhe rendeu o respeito da crítica e somou com outras qualidades que lhe renderam prêmios como o Oscar de melhor filme estrangeiro por Tudo sobre sua mãe e Oscar de melhor roteiro original por Fale com ela.

Além da família louca, sua melhor amiga e vizinha é uma prostituta que sonha em ser uma atriz. Com a insatisfação pela vida, Glória se envolve com um policial e descobre que o mesmo é impotente. Como às vezes a vida não colabora com uma pessoa, ela ainda trabalha na casa de um casal de escritores fracassados e, por fim, aceita um dinheiro extra para assistir um cliente vouyer de sua vizinha fazer sexo.

Para acabar de vez qualquer possibilidade de dar uma vida comum à sua protagonista, Almodóvar a faz cometer um homicídio. Em uma crise causada pela abstinência dos remédios para dormir, Glória fica neurótica e tomada de pânico mata o marido.

Maura e Almodóvar

Após anos sem trabalharem juntos, Pedro Almodóvar e Carmem Maura voltaram a filmar no filme Volver, último do diretor, e que foi ovacionado no Festival de Cannes de 2006. A obra ficou com o prêmio de melhor roteiro. Anteontem o filme recebeu o Globo de Ouro de melhor filme europeu pela Associação da Imprensa Estrangeira, na Itália. Na cerimônia de entrega a atriz afirmou que o filme era como um presente, pois, com ele, o diretor provou que sua relação com a atriz era a mesma de vinte anos atrás.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo