Alice Rodrigues / Divulgação |
Em Curitiba, serão apresentados espetáculos gratuitos no Bondinho |
O público infantil conta com a magia do teatro de bonecos, nas apresentações gratuitas de final de semana promovidas em espaços culturais da Prefeitura Municipal, que são administrados pela Fundação Cultural de Curitiba. No sábado (08), às 11h, o cartaz do Bondinho (Rua das Flores) é a peça ?Contingências?, de Luis Alejandro Dominguez. Para o domingo (09) estão agendados dois espetáculos: às 11h, no Teatro do Piá (Praça Garibaldi), ?Uma Festa para o Dadá?, com o Teatro de Bonecos Dadá; e, às 16h, no Teatro da Maria (Parque Barigüi), ?Luvazine?, de Jorge Miyashiro.
Em ?Luvazine?, Jorge Miyashiro confirma-se como um dos mais originais bonequeiros e um dos melhores manipuladores de luva de Curitiba. O espetáculo, especialmente criado para a temporada 2006 de teatro de bonecos da Fundação Cultural de Curitiba, divulga a delicada arte de interpretar por meio de atores-bonecos. Com personagens como um macaco, um gato e um coelho, Miyashiro desperta nas crianças o interesse pelo teatro.
?Uma Festa para o Dadá? mostra o trabalho de uma das companhias mais importantes da área teatral paranaense. O Teatro de Bonecos Dadá, criado por Euclides de Souza e Adair Chevonika, em 1964, encanta gerações de curitibanos com o mundo mágico do boneco Dadá. Muito querido pelo público, Dadá é o apresentador dos espetáculos e personagem em várias peças, permitindo que os adultos voltem no tempo. Percorrendo diversos países com apresentações de peças e participações em festivais internacionais – Rússia, França, Alemanha, Japão, Iugoslávia, Portugal, Espanha e países latino-americanos -, o Teatro de Bonecos Dadá conseguiu uma síntese dramática que é aplicada em espetáculos para crianças de todas as idades.
A montagem ?Contingências? é calcada na manipulação da luva francesa, técnica apurada que permite a movimentação do pescoço do boneco e imprime realismo à encenação. Escrita, dirigida e apresentada por Luis Alejandro Dominguez, a peça aborda o cotidiano de um boneco às voltas com um ratinho trapaceiro. O autor interage com a platéia por meio do boneco, contando a história de forma lúdica. Com atuação no teatro de bonecos desde 1985, Dominguez participou de várias montagens com os grupos de Manoel Kobachuk e Rasgateatro. Desde 2001 integra o elenco do Teatro de Bonecos Dr. Botica, confeccionando os bonecos e atuando como ator-manipulador.
Serviço:
Programação gratuita de teatro infantil da Fundação Cultural de Curitiba
Agenda:
Dia 08.07.06 (sábado), às 11h
Bondinho (Rua das Flores)
?Contingências?, de Luis Alejandro M. Dominguez
Dia 09.07.06 (domingo), às 11h
Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 ? Setor Histórico)
?Uma Festa para o Dadá?, com o Teatro de Bonecos Dadá
Dia 09.07.06 (domingo), às 16h
Teatro da Maria (Rua Batista Ganz, 160 ? Parque Barigüi)
?Luvazine?, de Jorge Miyashiro