No momento em que se tornam mais comuns as preocupações de fazer algo para reverter os problemas de água e de aquecimento global no planeta, chega ao mercado o livro do economista José Carlos de Almeida Camargo, O quantum da Terra: soluções de sustentabilidade. Além de apresentar soluções inovadoras, que estão ao alcance de todos, indica como vencer as atuais discussões sobre juros, câmbio e produtividade.
Camargo explica que ?no contexto de crise do século XXI, quando a Terra pode entrar em colapso, é necessário planejar ações reflexivas. Sob o efeito da reflexão e das inflexões que elas acarretam, as cadeias de pensamento se reúnem num único sistema padrão, onde cada elemento humano vê, sente, deseja e sofre as mesmas coisas que todos os outros, ao mesmo tempo, formando-se um estado superior de consciência coletiva?.
Com base no conceito de ambienomia (meio ambiente + economia), o autor contempla formas alternativas de organizar, produzir, consumir, crescer e se atualizar. Pela abstração, define critérios para a justa valorização dos ativos financeiros e humanos, de um modo que ainda não foi tão profundamente considerado pela ciência econômica.
No livro, que muito me aprouve prefaciar, ?a ênfase é dada aos ecossistemas e às sociedades nos quais o capital sinérgico se compromete não somente com a limpeza da Terra, mas também com a promoção da vida no planeta? (p. 242). Pode ser encontrado na Livraria do Chain, telefone (41) 3264-3484, ou pelo e-mail: jcacamargo@globo.com.
Zélia Maria Bonamigo é jornalista, mestre em antropologia pela UFPR, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
zeliabonamigo@uol.com.br