O tango é a mais forte manifestação cultural argentina. Uma música conhecida por proporcionar uma dança agressiva e sensual, que não apenas atrai adeptos todos os anos, mas também serve como tema musical para shows, trilhas sonoras de filmes, e promove espetáculos em teatros, boates, bares e restaurantes. Apesar da coreografia do tango sempre expor uma estética contemporânea, seja nos anos 40 do século passado ou neste novo milênio, a música, às vezes melódica, outras vezes chocante, também cativa pela expressividade de um ritmo precioso e apaixonante. Sem deixar de lado a poesia escondida nos compassos do tango, que exprime os amores, alegrias e sofrimentos da alma.
No próximo final de semana, estará em Curitiba a Companhia La Ventana -Barrio de Tango, de Buenos Aires. O objetivo é promover a força desse ritmo que cativa os quatro cantos do mundo com uma pitada latina. Formada por aproximadamente 30 integrantes, entre músicos, cantores e bailarinos, a Companhia faz da arte do tango um grande espetáculo. O espetáculo tem direção musical do maestro, bandoneonista e arranjador Carlos Lazzari, o único representante vivo da época de ouro do tango, entre as décadas de 40 e 50.
A La Ventana reúne hoje uma das mais completas formações musicais do estilo. Iniciada em 1983, segue com êxito total se apresentando em diversos países e tendo, em cada show, sucesso absoluto de público, casa lotada. O repertório vai do clássico ao contemporâneo, com a apresentação de 34 temas, envolvendo canto, música e dança. Quem gosta de tango vai aproveitar esta rara oportunidade, pois não se trata de um grupo porteño caça-níqueis, mas sim uma orquestra de primeira linha que irá apresentar um espetáculo completo.
No caso, uma homenagem a Juan D?Arienzo, conhecido como el rey del compás, célebre compositor e intérprete que se tornou famoso e polêmico devido ao seu estilo único, caracterizado por um ritmo contagioso, mais veloz e marcado, colocando em perfeita sintonia a execução musical das grandes orquestras. D?Arienzo é consagrado pelos anos seguidos de absoluto sucesso no Cabaret Chantecler, casa de tango da capital argentina na qual reinou como o mais eclético e cativante maestro dentre os grandes nomes das décadas de 40 e 50. O canto torna-se um instrumento a mais dentro da apresentação. E é exatamente essa musicalidade de ritmo, nervos, força e caráter, com a vitalidade dos melhores tempos, que a Companhia La Ventana reproduz, sob a condução do maestro Carlos Lazzari, considerado o mais fiel seguidor de D?Arienzo. Após a morte de seu eterno mestre, Lazzari tornou-se o mais fidedigno expoente deste estilo único, vivendo e respirando o tango, conservando a marca da orquestra do “rey del compás”.