O visual inspirado na Dorothy de O Mágico de Oz não é por acaso. Para viver Nina em Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, Tammy Di Calafiori buscou referências em filmes e personagens da década de 40. Como o penteado e o figurino remetem à heroína da história infantil, a atriz fez apenas a ligação. "A Dorothy foi uma das personagens que pesquisei para a Nina, pois tem um pouco dela", explica. Tammy também procurou informações sobre o período em livros e conversando com familiares mais velhos.
Estreante em novelas, a jovem atriz também está feliz com o projeto sobre reencarnação apresentado por Walcyr. ?Sou budista e acredito nisso. A novela demonstra o que é reencarnação sem agredir o público?, pondera.
Nina está inserida em um dos núcleos mais engraçados da novela, a pensão de Dona Divina, personagem de Neusa Maria Faro. Filha caçula da dona da pensão com Osvaldo, vivido por Fúlvio Stefanini, sua personagem sofreu pequenas mudanças desde o início da trama. Ela deixou de lado a paixão por Felipe, interpretado por Sidney Sampaio, e passou a gostar de Gumercindo, personagem de Kayky Brito. Também começou a ajudar o irmão Vitório, interpretado por Malvino Salvador, na cozinha do restaurante. "Eu estou aprendendo a cozinhar agora. Já até aprendi algumas coisas com o Malvino, que fez um laboratório", brinca. Por coincidência, a mãe de Tammy está abrindo um restaurante, mas ela não se atreve a cozinhar lá.
Feliz
Com o sucesso de Alma Gêmea, a atriz está contente com a boa repercussão de seu núcleo. "Para mim, é ótimo. Os atores são incríveis e tenho muito a aprender", elogia. Tammy, que teve dificuldades iniciais, diz receber ajuda dos outros atores, além de uma mãozinha da coach Sônia de Paula. De uma coisa a atriz tem certeza, vai investir ainda mais na carreira. Ela já fez um curso de teatro e está fazendo fonoaudióloga, cursos de postura e de tevê. "É uma profissão em que se tem de estudar muito, além de buscar técnicas", pondera.
Ao ser comparada com Nina, Tammy não se acha muito parecida com ela, pois crê que possui mais personalidade. "Ninguém consegue mais ver o mundo cor-de-rosa como a Nina", afirma. Ela também acha sua personagem muito inocente, mas sabe que é uma característica da época. ?Hoje, a gente amadurece mais rápido. Ficamos adultos mais cedo?, explica. Ela vê que essa precocidade se deve a quantidade de informações que circulam. Mas reconhece que Nina não é mais uma garotinha, como alguns pensam, inclusive o próprio Gumercindo. Apesar de sua atual paixão só querer saber dos decotes de Kátia, interpretada por Rita Guedes, ela acha que vai conseguir namorar o jovem garçom. Caso isso não ocorra, a atriz aguarda outra solução.
O começo de sua carreira não foi tão fácil. Começou a fazer comerciais para tevê, mas logo sua mãe a proibiu de continuar, já que não é muito a favor do caminho escolhido pela filha. Decidida, começou a fazer teatro no colégio e se apaixonou. "A gente fazia todas a peças de final de ano. Fazíamos de tudo, do cenário até escrever os diálogos?, revela. Tammy chegou a participar de dois capítulos de Começar de Novo. Depois surgiu o teste para Alma Gêmea. A oportunidade de interpretar Nina chegou como um presente inesquecível – a confirmação veio no dia de seu aniversário. Mas, por não saber como vai ser sua carreira, ela continua estudando. No segundo ano do Ensino Médio, ela está em dúvida do que prestar no vestibular. "Já pensei em fazer Medicina ou Cinema. Queria ser pediatra, mas não dá para conciliar com a vida de atriz", lamenta.